SABIAS QUE?

SABIAS QUE?

5 dicas para os pais incentivarem uma experiência de jogo positiva nesta época festiva

Os videojogos são fonte de entretenimento, educação e, sobretudo, uma forma de conectar e socializar com amigos. A indústria dos videojogos tem adotado medidas práticas para assegurar que todos os jogadores tenham uma experiência de jogo positiva e tem trabalhado incessantemente para garantir que os videojogos ofereçam uma experiência segura e agradável para todos, especialmente para os jogadores mais novos.

Nesta época festiva, relembramos os pais sobre as ferramentas de fácil utilização que estão disponíveis para ajudar no controlo parental, incluindo o que as crianças jogam, com quem jogam, por quanto tempo jogam e quanto podem gastar.

 

 5 passos que ajudam os pais a garantir que os seus filhos tenham uma experiência de jogo positiva

 

 1. Verifique a classificação PEGI e descarregue a App

 O PEGI (Pan European Game Information) oferece classificações de idade e descritivos de conteúdo que alertam os pais para compras no jogo, linguagem obscena, violência, conteúdo assustador, drogas, sexo ou discriminação, por exemplo. Todos os principais videojogos e plataformas têm classificações PEGI como parte integrante dos seus sistemas de controlo parental.

É ainda possível utilizar a App PEGI para verificar estas classificações. Está disponível para download a partir do Google Play e da Apple Store. A App permite pesquisar na base de dados PEGI por classificações de videojogos atualizadas. Pode filtrar resultados por faixa etária, género e plataforma para encontrar o jogo perfeito para os seus filhos e obter instruções detalhadas sobre como configurar os controlos parentais numa variedade de dispositivos. A app está disponível em nove idiomas: inglês, francês, polaco, holandês, italiano, espanhol, português, alemão e sueco.

 

2. Utilize os controlos parentais e as apps

 Todas as consolas de videojogos, dispositivos portáteis e sistemas operacionais para PC e Mac estão equipados com sistemas de controlo parental e existem também apps disponíveis para ajudar os pais a gerirem a interação online, tempo de jogo, despesas e acesso a videojogos apropriados para a idade:

Consolas

Smartphones, tablets e streaming

 Editoras de videojogos

 

3. Jogue videojogos com os seus filhos!

Esta é a melhor forma de conhecê-los. Junte-se aos seus filhos quando estes estiverem a jogar e converse com eles sobre o jogo e com quem estão a jogar, aproveitando a oportunidade para explicar porque certos jogos podem não ser adequados para eles. Pesquisas indicam que as famílias que jogam juntas e/ou dedicam tempo a discutir os videojogos têm uma relação mais saudável com o jogo, tiram o máximo proveito dele e têm menos discussões sobre o tempo de jogo.

 

4. Esteja totalmente informado

Utilize os recursos disponíveis através da iniciativa #SABERJOGAR para estar totalmente informado sobre o jogo seguro e responsável, como: quais jogos jogar em família e outras dicas e orientações.

 

5. Aproveite os benefícios de jogar videojogos!

Os videojogos também trazem benefícios substanciais, tais como o desenvolvimento de habilidades motoras, capacidade de resolução de problemas, competências de trabalho em equipa, memória, atenção e concentração, capacidade de multitasking e competências sociais. Além disso, pesquisas recentes revelam que as raparigas que jogam videojogos têm três vezes mais probabilidade de se inscreverem em programas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) do que as raparigas que não jogam.

 

CONHECIMENTO É PODER – APRENDA A #SABERJOGAR!