Compreender as Compras no Jogo

#SABERJOGAR

A transparência é a chave para a confiança

 

A indústria está comprometida em fornecer informações precisas aos seus jogadores e consumidores para que possam fazer escolhas totalmente informadas sobre os jogos que jogam. E também para que compreendam as compras no jogo.

As compras no jogo, também conhecidas como microtransações, fazem parte do cenário dos videojogos, mas estão longe de serem universais. Os consumidores continuam a ter muitas opções sem terem que se envolver em nenhum gasto no jogo. Anualmente, apenas 10-20% dos videojogos classificados pelo PEGI contêm compras no jogo. A maioria dos consumidores joga os seus videojogos sem nunca fazer uma compra.

Com base em claras orientações existentes, a indústria comunica com os jogadores, garantindo que as ofertas no jogo estão de acordo com a lei do consumidor. Bem como, que os jogadores têm todas as informações necessárias para se sentirem confiantes e no controlo quando gastam o seu dinheiro.

Informação sobre a presença de compras no jogo

 

Todos os videojogos classificados pelos sistemas de classificação PEGI (Pan European Game Information), para videojogos físicos e digitais, e IARC (International Age Rating Coalition), somente para jogos digitais, fornecem informações sobre a presença de compras no jogo antes da compra.

Em 2020, o PEGI adicionou descritores de recursos adicionais. De modo a fornecer maior transparência às compras no jogo, incluindo itens aleatórios (como loot boxes, pacotes de cartas ou rodas de prémios). Essas informações são exibidas como aviso nas embalagens físicas e nas lojas digitais. Para além de que fornecem um rótulo mais claro e específico para pais e jogadores. Indicando se as loot boxes e outras mecânicas aleatórias estão presentes antes da compra.

De acordo com a pesquisa anual GameTrack, realizada pela Ipsos MORI e encomendada pela Video Games Europe, em 2019, 97% dos pais cujos filhos gastam dinheiro no jogo têm algum tipo de acordo com estes sobre os gastos.

A transparência é a chave para a confiança

 

A indústria está comprometida em fornecer informações precisas aos seus jogadores e consumidores para que possam fazer escolhas totalmente informadas sobre os jogos que jogam. E também para que compreendam as compras no jogo.

As compras no jogo, também conhecidas como microtransações, fazem parte do cenário dos videojogos, mas estão longe de serem universais. Os consumidores continuam a ter muitas opções sem terem que se envolver em nenhum gasto no jogo. Anualmente, apenas 10-20% dos videojogos classificados pelo PEGI contêm compras no jogo. A maioria dos consumidores joga os seus videojogos sem nunca fazer uma compra.

Com base em claras orientações existentes, a indústria comunica com os jogadores, garantindo que as ofertas no jogo estão de acordo com a lei do consumidor. Bem como, que os jogadores têm todas as informações necessárias para se sentirem confiantes e no controlo quando gastam o seu dinheiro.

Informação sobre a presença de compras no jogo

 

Todos os videojogos classificados pelos sistemas de classificação PEGI (Pan European Game Information), para videojogos físicos e digitais, e IARC (International Age Rating Coalition), somente para jogos digitais, fornecem informações sobre a presença de compras no jogo antes da compra.

Em 2020, o PEGI adicionou descritores de recursos adicionais. De modo a fornecer maior transparência às compras no jogo, incluindo itens aleatórios (como loot boxes, pacotes de cartas ou rodas de prémios). Essas informações são exibidas como aviso nas embalagens físicas e nas lojas digitais. Para além de que fornecem um rótulo mais claro e específico para pais e jogadores. Indicando se as loot boxes e outras mecânicas aleatórias estão presentes antes da compra.

De acordo com a pesquisa anual GameTrack, realizada pela Ipsos MORI e encomendada pela ISFE, em 2019, 97% dos pais cujos filhos gastam dinheiro no jogo têm algum tipo de acordo com estes sobre os gastos.

Informação transparente sobre a probabilidade de se obter um item virtual aleatório (também chamado de “drop rates”).

A indústria também fornece informações transparentes sobre a probabilidade de se receber um item virtual aleatório. Em agosto de 2019, a indústria anunciou um compromisso voluntário de fornecer maior transparência aos consumidores em relação a conteúdos aleatórios pagos, como as loot boxes.

O compromisso mencionado consiste de duas partes complementares: uma dos principais fabricantes de consolas – Microsoft Xbox, Nintendo e Sony PlayStation – e outra correspondente às editoras de videojogos. Este exige a divulgação da relativa raridade, ou probabilidade de se obter itens virtuais aleatórios em loot boxes pagas. O comprometimento de divulgação aplica-se a todos os novos jogos e quaisquer atualizações feitas em jogos existentes. Estes, posteriormente, adicionem esse tipo de compra no jogo. Deve também ser feito de forma compreensível e de fácil acesso.

Desde 1 de outubro de 2020, os principais fabricantes de consolas – Microsoft Xbox, Nintendo e Sony PlayStation – exigem que as editoras divulguem as probabilidades de itens aleatórios pagos (loot boxes, pacotes de cartas) em novos jogos e atualizações de jogos. Algumas editoras começaram a fornecer divulgações de probabilidade antes de 2019. Outras têm vindo a seguir o mesmo exemplo depois do compromisso voluntário acordado em 2020.

*Activision Blizzard, BANDAI NAMCO Entertainment, Bethesda, Bungie, Electronic Arts, Epic, Konami, Microsoft, Nexon, Nintendo, Sony Interactive Entertainment, Square Enix, Supercell, Take-Two Interactive, THQ Nordic, Ubisoft, Warner Bros. Interactive Entertainment, e Wizards of the Coast.

O compromisso mencionado consiste de duas partes complementares: uma dos principais fabricantes de consolas – Microsoft Xbox, Nintendo e Sony PlayStation – e outra correspondente às editoras de videojogos. Este exige a divulgação da relativa raridade, ou probabilidade de se obter itens virtuais aleatórios em loot boxes pagas. O comprometimento de divulgação aplica-se a todos os novos jogos e quaisquer atualizações feitas em jogos existentes. Estes, posteriormente, adicionem esse tipo de compra no jogo. Deve também ser feito de forma compreensível e de fácil acesso.

Desde 1 de outubro de 2020, os principais fabricantes de consolas – Microsoft Xbox, Nintendo e Sony PlayStation – exigem que as editoras divulguem as probabilidades de itens aleatórios pagos (loot boxes, pacotes de cartas) em novos jogos e atualizações de jogos. Algumas editoras começaram a fornecer divulgações de probabilidade antes de 2019. Outras têm vindo a seguir o mesmo exemplo depois do compromisso voluntário acordado em 2020.

*Activision Blizzard, BANDAI NAMCO Entertainment, Bethesda, Bungie, Electronic Arts, Epic, Konami, Microsoft, Nexon, Nintendo, Sony Interactive Entertainment, Square Enix, Supercell, Take-Two Interactive, THQ Nordic, Ubisoft, Warner Bros. Interactive Entertainment, e Wizards of the Coast.