Como membros da comunidade global de videojogos e esports, apresentamos, em seguida, princípios orientadores, igualmente defendidos pelas nossas congéneres internacionais. Num esforço para promover os esports de forma divertida, contudo justa, que possa ser apreciada por jogadores de todo o mundo, num ambiente aberto e inclusivo. Apoiamos esses princípios e incentivamos todas as partes interessadas em esports a fazer o mesmo.
Estes princípios que consideramos fundamentais foram desenvolvidos num esforço colaborativo e formam um conjunto de valores aplicáveis em todos os aspetos globais de esports: segurança e bem-estar, integridade e fair play, respeito e diversidade, e jogabilidade positiva e enriquecedora.
Através do respeito mútuo, entendimento e propósito, a indústria esforça-se para promover uma comunidade responsável, acolhedora, envolvente e, é claro, divertida. Ao promover um ambiente de esports seguro, justo e inclusivo, todos os membros do ecossistema de esports beneficiam de espírito desportivo e de camaradagem salutar, bem como, de outros valores positivos que a nossa indústria promove ativamente.
Princípio 1: SEGURANÇA E BEM-ESTAR
Todos os membros da comunidade de esports merecem participar e divertir-se em espaços seguros e devem estar livres de ameaças e atos de violência e de linguagem ou comportamento que façam com que se sintam ameaçados ou assediados.
Princípio 2: INTEGRIDADE E FAIR PLAY
Batotas, hacking ou envolvimento em comportamentos indignos ou desonestos prejudicam a experiência de outras pessoas. Bem como, beneficiam injustamente equipas e jogadores e, além disso, mancham a legitimidade dos esports.
Princípio 3: RESPEITO E DIVERSIDADE
Os esports promovem um espírito de competição saudável. Seja pessoalmente ou online, todos os membros da comunidade de esports devem demonstrar respeito e cortesia com os outros. Incluindo companheiros de equipa, oponentes, árbitros do jogo, organizadores e espectadores.
Os esports são verdadeiramente globais e reúnem jogadores de diferentes origens, culturas e perspetivas. Acreditamos que a ampla e diversificada base de jogadores de esports contribui para o seu sucesso. Apoiamos um ambiente aberto, inclusivo e acolhedor para todos, independentemente da identidade de género, idade, habilidade, raça, etnia, religião ou orientação sexual.
Princípio 4: JOGABILIDADE POSITIVA E ENRIQUECEDORA
Os esports podem ajudar a criar autoconfiança e espírito desportivo, além de melhorar a comunicação interpessoal e as habilidades de trabalho em equipa. Os esports unem jogadores e fãs para a solução de problemas através de jogo estratégico, colaboração e pensamento crítico, por consequência, a participação nos esports também pode levar ao desenvolvimento de novas e duradouras amizades. Entre colegas de equipa, concorrentes e membros da comunidade mais ampla de esports.