#SEIZETHECONTROLS

Nesta época festiva, os videojogos são a atividade mais divertida!

Nesta época festiva, SIGA AS DICAS DA CAMPANHA #SEIZETHECONTROLS
e aproveite o melhor que os videojogos têm a oferecer

76%
dos pais de crianças

Que jogam videojogos afirmam que estas nunca fizeram compras digitais nos jogos.

95%
dos pais de crianças

Que compram conteúdos extras nos videojogos têm acordos claros com os filhos e monitorizam ativamente as compras destes itens.

A indústria dos videojogos toma medidas práticas para garantir que todos possam divertir-se de forma saudável e segura, especialmente os mais jovens. Nesta época festiva, relembramos as ferramentas simples e fáceis de usar que estão à disposição dos pais para os ajudar a gerir o que os seus filhos jogam, com quem jogam, durante quanto tempo jogam e quanto podem gastar.

Veja as dicas a seguir e garanta que a diversão e a segurança estão presentes nesta época festiva.

Faça escolhas conscientes com a classificação PEGI

O PEGI, ou Pan European Game Information, fornece classificações etárias e descritores de conteúdo que alertam os pais para compras dentro dos videojogos, linguagem imprópria, violência, conteúdo assustador, drogas, sexo, discriminação e apostas. O PEGI ajuda os pais e todos os consumidores a tomarem decisões informadas quando compram videojogos, sejam estes jogados em consola, computador, tablet ou telemóvel. Em casa ou em movimento, esta informação está acessível através da aplicação PEGI (Apple Store | Google Play) ou do site do PEGI.

Aproveite todo o potencial dos mecanismos de acompanhamento parental

As ferramentas de acompanhamento parental estão disponíveis em todas as consolas de videojogos, tablets, smartphones e dispositivos portáteis, bem como nos sistemas operativos de PC e Mac, para ajudar os pais a gerir a interação online dos filhos, o tempo de jogo, os gastos e o acesso a videojogos adequados à idade. Estas ferramentas foram concebidas para uma utilização simples e acessível.

Divirta-se com os videojogos e abra espaço para a conversa

Porque não se juntar aos seus filhos enquanto se divertem? Aproveite para conversar sobre o videojogo que estão a jogar, com quem estão a jogar e busque estabelecer um diálogo sobre a segurança online e a definição de regras que funcionem para toda a família. Assim, além de se divertirem juntos, criam laços mais fortes, aprendem em conjunto e garantem que o ambiente online é seguro e saudável para todos!

Explore os conteúdos do #SABERJOGAR e descubra como os videojogos podem ser aproveitados de maneira saudável, segura e divertida

Embora as ferramentas de acompanhamento parental sejam importantes, a indústria dos videojogos incentiva os pais a demonstrar interesse pelos jogos que os seus filhos gostam de jogar, a jogar com eles e a conversar sobre práticas de jogo responsáveis e um comportamento online seguro. Para saber mais sobre como pode ajudar a promover um ambiente de jogo seguro e responsável, visite a nossa página #SABERJOGAR e descubra recursos úteis e dicas práticas!

Descubra os benefícios
dos videjogos

Os videojogos oferecem benefícios significativos, como a melhoria das capacidades motoras, da resolução de problemas, do trabalho em equipa, da memória, da atenção e concentração, da capacidade de realizar várias tarefas em simultâneo e das competências sociais.
Estudos mostram que as raparigas que jogam videojogos têm três vezes mais probabilidade de se inscreverem em programas STEAM do que aquelas que não jogam.

Aceda aos links e saiba mais sobre os benefícios gerais dos videogos e as vantagens da sua utilização no contexto escolar.