Num evento promovido pela Video Games Europe (VGE) durante o segundo trimestre deste ano, foi lançado o relatório final de um estudo que analisou a utilização de videojogos no processo de ensino-aprendizagem nas salas de aula de vários países europeus entre 2023 e 2024. O documento, intitulado Video Games in European Schools, integra o projecto Games in Schools, desenvolvido pela VGE em parceria com a European Schoolnet.
De forma geral, o relatório apresenta informações actualizadas e evidências sobre a aprendizagem baseada em videojogos, dirigidas a investigadores, decisores políticos, profissionais da área da educação com interesse em introduzir os videojogos na sala de aula e o público em geral.Com base em entrevistas realizadas a centenas de professores de 26 países europeus e a especialistas em videojogos de todo o continente, o documento traça um panorama dos facilitadores, obstáculos e oportunidades no uso de videojogos no ensino. Entre as principais conclusões destacam-se:
- 36% dos professores europeus já utilizam videojogos nas suas actividades escolares.
- Os principais obstáculos identificados são: dificuldade em encontrar jogos adequados (67%), limitações financeiras (61%) e problemas técnicos (57%).
- 63% dos professores inquiridos afirmaram necessitar de mais formação para integrar eficazmente os videojogos nas suas práticas pedagógicas.
- Os docentes relataram um impacto positivo na motivação, envolvimento e colaboração dos alunos, destacando também o desenvolvimento do pensamento crítico como uma das competências mais beneficiadas.
O relatório inclui ainda estudos de caso de boas práticas em vários países, como aulas de História com Minecraft em Itália, educação cívica através de videojogos na Suécia, e a inclusão do título This War of Mine no currículo do ensino secundário na Polónia.
Para além da VGE, organizadora do evento, estiveram presentes para prestigiar o lançamento do relatório representantes da UNICEF Game Changers Coalition, da Global Video Game Coalition (GVGC), da European Schoolnet e de outras entidades relevantes do setor educativo e político europeu, como a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu.A sessão incluiu ainda uma demonstração prática conduzida por um professor, que evidenciou como os videojogos podem ser utilizados como ferramentas pedagógicas eficazes no ensino moderno.
Videojogos educativos: um sector em crescimento e cada vez mais reconhecido na Europa
O mercado global da aprendizagem através de videojogos movimentou cerca de 19,3 mil milhões de dólares em 2023 e prevê-se um crescimento anual de 16% até 2032. Este crescimento acompanha iniciativas da União Europeia, como o Plano de Ação para a Educação Digital 2021–2027, que reconhece o papel crescente dos videojogos no ensino formal.O relatório Video Games in European Schools evidencia uma adoção crescente por parte dos professores europeus, com o apoio de redes escolares e instituições públicas. Os videojogos estão, assim, a deixar de ser apenas uma tendência para se afirmarem como uma solução estruturada no contexto dos desafios da educação digital.
Em Portugal, o futuro do ensino pode passar… pelo comando
Em Portugal, os videojogos estão a assumir-se como ferramentas pedagógicas cada vez mais utilizadas por professores, apoiados pela crescente oferta de conteúdos em português e pelo reconhecimento de instituições educativas. Contudo, Tiago Sousa, Diretor Geral da AEPDV – Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos, sublinha que “é fundamental capacitar os professores para que possam usá-los de forma eficaz e segura. Investir na formação docente é investir na inovação do ensino e no futuro das novas gerações”.
A tendência é clara: os videojogos estão a deixar de ser encarados apenas como entretenimento e a conquistar um papel estratégico no desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e digitais. Para que este avanço se consolide, será necessário um investimento contínuo em tecnologia, apoio político e formação pedagógica.
Veja aqui o relatório Video Games in European Schools no website da AEPDV.
Veja aqui o relatório Video Games in European Schools no website da Video Games Europe.