A popularidade dos videojogos continua a aumentar, ao passo que as mulheres e a geração entre os 45-65 anos os responsáveis por este crescimento.
A Video Games Europe e a EGDF apresentam os principais fatores face a este ano – uma imagem abrangente do setor de videojogos na Europa, compilada com dados fornecidos pelos membros da Ipsos, GSD e EGDF-Video Games Europe para o relatório de Insights da Indústria dos Vídeojogos.
“A nossa receita permanece estável após um aumento excecional entre 2019 e 2020, devido ao papel dos videojogos, que ajudou milhões de pessoas a permanecerem ligadas durante o período de confinamento causado pela COVID-19. Nesse período, a nossa base de jogadores aumentou, com mulheres e pessoas de 45 a 65 anos a impulsionarem essa tendência, demonstrando a crescente popularidade dos videojogos à medida que mais pessoas descobrem o poder de jogar.”
Olaf Coenen, Presidente da Video Games Europe
“O setor de videojogos inclui desde micro estúdios até grandes multinacionais. Em 2020, empregámos mais de 98.000 pessoas na Europa. Criamos jogos que mais de 50% da população europeia gosta. Fazemos jogos para nos expressarmos como artistas, para educar, como sendo um negócio, e para apoiar o bem-estar e a saúde, e muitas vezes para aproximar as pessoas – mas acima de tudo, é que as pessoas gostem e se divirtam. Os nossos jogadores vêm de todas as idades, géneros, cores e com as mais diversas crenças. Podemos dizer com orgulho que a nossa indústria é uma grande história de sucesso para a economia digital, cultural e criativa da Europa.”
Hendrik Lesser, Presidente da EGDF.
Fatores chave de 2021 – destaques:
Economia, demografia e comportamentos:
- A receita manteve-se estável, nos 23,3€ biliões;
- A receita a nível digital representa 81% da receita total;
- O crescimento digital continua a ser potenciado pela utilização dos dispositivos de smartphone e tablets;
- 52% da população com idades entre os 6 e os 64 anos jogam videojogos;
- O número de jogadores aumentou: de 118,3 milhões (em 2020) para 124,8 milhões: verifica-se este aumento em todas as plataformas: dispositivos móveis, consolas e PC;
- 76% dos jogadores de videojogos têm mais de 18 anos e a idade média de um jogador de videojogos na Europa é de 31,3 anos;
- 48% dos jogadores na Europa são mulheres/jovens mulheres (idade média de 32 anos)
- 48% dos jogadores de videojogos entre as idades de 6 e 15 anos são do sexo feminino. Como resultado, uma pesquisa descobriu que as raparigas que jogam videojogos são 3 vezes mais propensas a seguir uma carreira STEM do que as raparigas que não jogam;
- Em média, as pessoas na Europa gastam:
- 9 horas por semana a jogar vídeojogos;
- 2 horas por semana nas redes sociais;
- 5 horas por semana a ver televisão.
O setor proporcionou mais de 98.219 empregos na Europa no ano de 2020.
- A receita global ultrapassou €1 bilião pela primeira vez;
- A audiência global de Esports é de 489 milhões;
- A Europa ocupa o 2º lugar, globalmente, em receitas por entusiasta;
- A Video Games Europe Esports publicou o Guia de Esports
Jogar de forma responsável:
- A Video Games Europe lançou a campanha #Seizethecontrols com o intuito de informar os pais sobre as melhores ferramentas e orientações ao seu dispor;
- Alta consciencialização continuada do PEGI: 73% dos jogadores de videojogos e 67% dos pais estão cientes dos rótulos de idade do PEGI;
- A supervisão por parte dos pais continua alta, ainda que a grande maioria dos pais tendo acordos com seus filhos sobre o tempo gasto.
O relatório completo está disponível aqui. Os dados usados na publicação são extraídos dos relatórios GameTrack, GSD, EGDF e Newzoo.