#SABERJOGAR

Muito mais que entretenimento!

#SABERJOGAR tem como principal objetivo oferecer aos pais e educadores, de forma rápida, simples e objetiva, o know-how necessário para configurarem as consolas, tablets e/ou smartphones que os mais pequenos usam para se divertir.

É importante estabelecer um controlo parental que melhor funcione para a sua família, ao mesmo tempo que (1) regula a faixa etária dos jogos a que os seus filhos podem aceder, (2) estabelece os limites que podem ser gastos para as compras dentro dos jogos e (3) configura o chat dos seus filhos quando jogam online.

Navegue mais abaixo e encontre tudo o que precisa de saber!

O que é o PEGI?

 

O PEGI (Pan-European Game Information) foi fundado em 2003 como um sistema autorregulado de classificação etária para os videojogos. O sistema é parte do comprometimento da indústria em proteger os menores e construir confiança com os consumidores, assegurando que informação fidedigna sobre o conteúdo dos videojogos é providenciada de forma responsável. Todas as principais plataformas que correm videojogos usam o sistema de classificação PEGI como parte das suas ferramentas de controlo parental.

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Controlo Parental

 

Todas as consolas de videojogos, dispositivos portáteis, bem como smartphones e tablets estão equipados com sistemas de controlo parental, permitindo que os pais protejam a privacidade e a segurança online dos seus filhos, de acordo com vários parâmetros.

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Compreender as Compras no Jogo

 

A transparência é a chave para a confiança. A indústria está comprometida em fornecer informações precisas aos seus jogadores e consumidores para que possam fazer escolhas totalmente informadas sobre os jogos que jogam. E também para que compreendam as compras no jogo.

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O que são as ferramentas de denúncia?

 

Durante a sessão de jogo, alguns videojogos permitem que os jogadores se conectem com outros jogadores. Os videojogos online são espaços onde as pessoas podem imaginar, explorar e, acima de tudo, divertir-se com outros jogadores. Para as crianças, essas interações podem ser tanto com amigos da escola como com outros jogadores que nem os pais nem os filhos conhecem.

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#SABERJOGAR tem como principal objetivo oferecer aos pais e educadores, de forma rápida, simples e objetiva, o know-how necessário para configurarem as consolas, tablets e/ou smartphones que os mais pequenos usam para se divertir.

É importante estabelecer um controlo parental que melhor funcione para a sua família, ao mesmo tempo que (1) regula a faixa etária dos jogos a que os seus filhos podem aceder, (2) estabelece os limites que podem ser gastos para as compras dentro dos jogos e (3) configura o chat dos seus filhos quando jogam online.

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O que é o PEGI?

 

O PEGI (Pan-European Game Information) foi fundado em 2003 como um sistema autorregulado de classificação etária para os videojogos. O sistema é parte do comprometimento da indústria em proteger os menores e construir confiança com os consumidores, assegurando que informação fidedigna sobre o conteúdo dos videojogos é providenciada de forma responsável. Todas as principais plataformas que correm videojogos usam o sistema de classificação PEGI como parte das suas ferramentas de controlo parental.

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Controlo Parental

 

Todas as consolas de videojogos, dispositivos portáteis, bem como smartphones e tablets estão equipados com sistemas de controlo parental, permitindo que os pais protejam a privacidade e a segurança online dos seus filhos, de acordo com vários parâmetros.

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Compreender as Compras no Jogo

 

A transparência é a chave para a confiança. A indústria está comprometida em fornecer informações precisas aos seus jogadores e consumidores para que possam fazer escolhas totalmente informadas sobre os jogos que jogam. E também para que compreendam as compras no jogo.

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O que são as ferramentas de denúncia?

 

Durante a sessão de jogo, alguns videojogos permitem que os jogadores se conectem com outros jogadores. Os videojogos online são espaços onde as pessoas podem imaginar, explorar e, acima de tudo, divertir-se com outros jogadores. Para as crianças, essas interações podem ser tanto com amigos da escola como com outros jogadores que nem os pais nem os filhos conhecem.

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Quais os benefícios de jogar videojogos?

Qualquer atividade que seja praticada em equilíbrio consegue trazer benefícios e sem dúvida que os videojogos não são uma exceção. Neste caso não falamos apenas dos videojogos que são criados com a finalidade de trazer benefícios, já que esses se enquadram muitas vezes nos cenários de gamification.

Falamos sim dos vários tipos de videojogos, criados com a finalidade de entreter, de passar uma mensagem, de emocionar, de serem um veículo de promoção de relações humanas… enfim com a finalidade de serem vividos.

Benefícios Cognitivos

 

Capacidade de atenção: na melhoria da atenção espacial; na habilidade de detetar objetos num campo com várias distrações; redução da impulsividade; auxílio na superação da dislexia.

Desenvolvimento da visão: na maior definição de diferenças de contraste; auxílio no tratamento da ambliopia.

Funcionamento executivo: na melhoria da capacidade de multitasking e aumento da flexibilidade mental; prevenção contra o declínio cognitivo consequente da idade; melhoria na resolução de problemas.

Performance de trabalho: na melhor coordenação motora, melhor capacidade de atenção, memória de trabalho e rápida capacidade de tomada de decisão.

Benefícios Emocionais

 

No âmbito dos benefícios emocionais verificou-se que os jogadores conseguem viver diversos tipos de emoções, tendo inclusive algumas sido identificadas de modo particular na atividade de videojogos, como por exemplo o fiero (intenso orgulho após completar uma grande adversidade no jogo), o re-appraisal (hábito de re-avaliação de situações para lidar com problemas) e ainda o estado de flow, o qual consiste num estado de elevado bem-estar e imersão no jogo que pode ser obtido existindo um equilíbrio entre a exigência e capacidade do jogador perante o mesmo.

Os videojogos podem realmente ser um contexto onde aprendemos a lidar com as nossas emoções sozinhos ou em grupo, aprendizagens estas que a investigação tem demonstrado serem transferidas para a nossa vida quotidiana. Lidar com a frustração de ter de repetir um desafio, lidar com a falha, com a vitória ou até mesmo com os vários papeis que as pessoas podem assumir num jogo em grupo nem sempre é fácil. Os valores de cooperação/competição, liderança/submissão, assim como capacidades de gestão emocional são desenvolvidas no âmbito desta atividade.

Benefícios Sociais

 

Trabalhar em grupo consegue ser um desafio nas diversas tarefas que realizamos no dia-a-dia, mas são também essas tarefas que nos fazem crescer e saber adaptarmo-nos a conceitos de cooperação, liderança, organização, e emoções diferenciadas na forma como lidamos com os outros e com personalidades e temperamentos diferentes dos nossos. Na atividade de videojogos não é diferente e verifica-se de facto um grande desenvolvimento nas interações sociais e no trabalho em equipa quando falamos de jogos online ou multiplayer.

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Benefícios Cognitivos

 

Capacidade de atenção: na melhoria da atenção espacial; na habilidade de detetar objetos num campo com várias distrações; redução da impulsividade; auxílio na superação da dislexia.

Desenvolvimento da visão: na maior definição de diferenças de contraste; auxílio no tratamento da ambliopia.

Funcionamento executivo: na melhoria da capacidade de multitasking e aumento da flexibilidade mental; prevenção contra o declínio cognitivo consequente da idade; melhoria na resolução de problemas.

Performance de trabalho: na melhor coordenação motora, melhor capacidade de atenção, memória de trabalho e rápida capacidade de tomada de decisão.

Benefícios Emocionais

 

No âmbito dos benefícios emocionais verificou-se que os jogadores conseguem viver diversos tipos de emoções, tendo inclusive algumas sido identificadas de modo particular na atividade de videojogos, como por exemplo o fiero (intenso orgulho após completar uma grande adversidade no jogo), o re-appraisal (hábito de re-avaliação de situações para lidar com problemas) e ainda o estado de flow, o qual consiste num estado de elevado bem-estar e imersão no jogo que pode ser obtido existindo um equilíbrio entre a exigência e capacidade do jogador perante o mesmo.

Os videojogos podem realmente ser um contexto onde aprendemos a lidar com as nossas emoções sozinhos ou em grupo, aprendizagens estas que a investigação tem demonstrado serem transferidas para a nossa vida quotidiana. Lidar com a frustração de ter de repetir um desafio, lidar com a falha, com a vitória ou até mesmo com os vários papeis que as pessoas podem assumir num jogo em grupo nem sempre é fácil. Os valores de cooperação/competição, liderança/submissão, assim como capacidades de gestão emocional são desenvolvidas no âmbito desta atividade.

Benefícios Sociais

 

Trabalhar em grupo consegue ser um desafio nas diversas tarefas que realizamos no dia-a-dia, mas são também essas tarefas que nos fazem crescer e saber adaptarmo-nos a conceitos de cooperação, liderança, organização, e emoções diferenciadas na forma como lidamos com os outros e com personalidades e temperamentos diferentes dos nossos. Na atividade de videojogos não é diferente e verifica-se de facto um grande desenvolvimento nas interações sociais e no trabalho em equipa quando falamos de jogos online ou multiplayer.

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