SABIAS QUE?

SABIAS QUE?

Como podem os videojogos auxiliar a minha carreira?

Os videojogos estão longe de ser um hobby banal. A verdade é que esta é uma atividade que pode e tem um real impacto na nossa vida quando praticada regularmente e de modo saudável. A investigação tem demonstrado que existem inúmeros benefícios na prática da atividade de videojogos. Assim sendo, estes benefícios podem também afetar a nossa vida real, assim como a nossa carreira e vida profissional.

Videojogos como MMORPG ou FPS

Segundo Chad Wertley da Universidade Lincoln Nebraska, os modos de jogo online e multiplayer como MMORPG ou FPS auxiliam imenso no trabalho em equipa e a adquirir valores de solidariedade, companheirismo e empatia. Além disso, as interações sociais que realizamos podem reforçar qualidades como a liderança e a extroversão. Algo que se pode verificar, por exemplo, sendo líder de um grupo num videojogo, tendo de organizar toda a sua equipa e habilidades face a um objetivo. Tal foi também estudado na universidade de stenson por Amanda Roy e Christopher Ferguson.

Estas são características que sem dúvida nos dias de hoje são imprescindíveis no mundo do trabalho. A nossa capacidade de gestão emocional e adaptação social é um desafio constante. Ter atividades que nos auxiliam a trabalhar competências neste âmbito é realmente uma mais-valia.

Além disso, não devemos esquecer o quão os videojogos podem potenciar o conhecimento de novas pessoas de diversas culturas. Muitas pessoas reconhecem que aprenderam inglês ou outras línguas através da atividade de jogo e contacto com outros jogadores. Tal torna-se sem dúvida uma mais-valia no nosso dia-a-dia e trabalho.

Influencia dos videojogos no mundo do trabalho

Por outro lado, imensas capacidades e conhecimentos no mundo do trabalho são, cada vez mais, uma exigência. O que, por consequência, pode-nos elevar o stress e ansiedade. Já nos videojogos, sendo uma atividade de lazer, tal pode reduzir-nos substancialmente os nossos níveis de stress. Tal foi estudado na Universidade da Flórida Central, onde os investigadores verificaram que jogar videojogos reduzia o stress no trabalho de certas profissões de alto nível. Foi ainda demonstrado que certos videojogos com puzzles simples poderiam diminuir a ansiedade e até o stress pós traumático.

Sabendo também que os videojogos melhoram a capacidade de atenção, resolução de problemas e memória de trabalho, tal pode também ser extremamente útil num contexto de trabalho. Seja como for, temos de estar bastante focados nos nossos objetivos e tarefas para uma boa performance.

Concluindo, os videojogos podem então ser uma atividade que integra muito mais do que meramente entretenimento. Quando bem aproveitada, pode realmente dar-nos recursos imprescindíveis para a nossa vida.

Maria João Andrade, Psicóloga Clínica