Hoje, dia 26 de Abril, a AEPDV e a Video Games Europe destacam o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, data que enseja uma reflexão sobre o papel fulcral que este conjunto de proteções que visa salvaguardar o trabalho criativo em diversos campos de atuação ocupa no contexto da indústria dos videojogos.
Desenvolver um videojogo é uma tarefa complexa e demorada que exige grande investimento, criatividade e esforço. Desde o início do projeto até ao lançamento no mercado, todo o processo de desenvolvimento de um novo jogo pode levar anos. Por isso, a proteção da propriedade intelectual na indústria dos videojogos é fundamental, já que só assim os talentosos criadores por trás de cada título lançado podem continuar a produzir jogos extraordinários e a viver deste ofício.
As principais categorias de propriedade intelectual relevantes para a indústria dos videojogos incluem:
- Direitos de autor – asseguram a proteção das narrativas dos jogos, diálogos, gráficos e o código usado no desenvolvimento;
- Marcas registadas – salvaguardam todos os elementos referentes à identidade dos jogos, como o título, logótipos e personagens;
- Patentes – protegem as tecnologias inovadoras utilizadas, bem como a dinâmica dos videojogos.
Ao lado da Video Games Europe, a AEPDV valoriza e promove a importância da propriedade intelectual na indústria europeia dos videojogos e, principalmente, no mercado português.
Junte-se a nós na celebração do Dia Mundial da Propriedade Intelectual!
Veja no vídeo abaixo como a proteção da Propriedade Intelectual impulsiona a indústria dos videojogo: