Os esports estão a revolucionar a forma como os consumidores assistem, seguem e relacionam-se com os videojogos, sendo uma parte importante desta indústria. Guiadas por algumas das mais proeminentes companhias de videojogos do mundo. As competições dos títulos mais populares acontecem em arenas de topo, patrocinados por marcas globais, com uma audiência de milhões de pessoas. Todos querem fazer parte deste meio, e aqueles que agora chegam devem ter em mente que os esports, na maior parte dos países, ainda se encontram nos seus estádios iniciais.
Portanto aqui o tem – um guia que descreve o estado atual dos esports,.Inclui o seu impacto no crescimento económico, demográfico, criação de empregos, oportunidades educacionais e sociais e a natureza. Esta, muitas vezes negligenciada, dos videojogos como obras criativas, bem como a proteção de direitos de autor e de propriedade intelectual de que gozam. Da mesma forma, o Guia também visa facilitar o diálogo entre os decisores públicos e a indústria.
O Guia tem como autores a Interactive Software Federation of Europe (ISFE), que representa a indústria dos videojogos na Europa. É apoiada pelas diversas associações nacionais; a Entertainment Software Association (ESA), nos EUA; a Entertainment Software Association of Canada (ESAC); e a Interactive Games and Entertainment Association of Australia and New Zealand (IGEA).