A popularidade dos videojogos continua a aumentar, ao passo que as mulheres e a geração entre os 45-65 anos os responsáveis por este crescimento.
A Video Games Europe e a EGDF apresentam os principais fatores face a este ano – uma imagem abrangente do setor de videojogos na Europa, compilada com dados fornecidos pelos membros da Ipsos, GSD e EGDF-Video Games Europe para o relatório de Insights da Indústria dos Vídeojogos.
“A nossa receita permanece estável após um aumento excecional entre 2019 e 2020, devido ao papel dos videojogos, que ajudou milhões de pessoas a permanecerem ligadas durante o período de confinamento causado pela COVID-19. Nesse período, a nossa base de jogadores aumentou, com mulheres e pessoas de 45 a 65 anos a impulsionarem essa tendência, demonstrando a crescente popularidade dos videojogos à medida que mais pessoas descobrem o poder de jogar.”
Olaf Coenen, Presidente da Video Games Europe
“O setor de videojogos inclui desde micro estúdios até grandes multinacionais. Em 2020, empregámos mais de 98.000 pessoas na Europa. Criamos jogos que mais de 50% da população europeia gosta. Fazemos jogos para nos expressarmos como artistas, para educar, como sendo um negócio, e para apoiar o bem-estar e a saúde, e muitas vezes para aproximar as pessoas – mas acima de tudo, é que as pessoas gostem e se divirtam. Os nossos jogadores vêm de todas as idades, géneros, cores e com as mais diversas crenças. Podemos dizer com orgulho que a nossa indústria é uma grande história de sucesso para a economia digital, cultural e criativa da Europa.”
Hendrik Lesser, Presidente da EGDF.
O setor proporcionou mais de 98.219 empregos na Europa no ano de 2020.
O relatório completo está disponível aqui. Os dados usados na publicação são extraídos dos relatórios GameTrack, GSD, EGDF e Newzoo.