Impacto Social e Cultural dos Videojogos
Mais da Metade da População Europeia Joga Videojogos
Quase metade dos jogadores na UE são do género feminino, num total que chega a quase 55 milhões de mulheres jogadoras
Mais da metade da população da UE entre os 6 e os 64 anos de idade joga videojogos, o que equivale a 124,4 milhões de jogadores
A faixa etária com mais jogadores e também a que mais cresce na UE compreende as idades entre os 45 e os 64 anos, com mais de 28 milhões de jogadores ou 23% do total
A média de tempo de jogo por semana é de 8.9 horas
Os videojogos são muito mais do que entretenimento
Além de possibilitar importantes benefícios sociais em diversas áreas, tais como as terapêuticas, educativas e culturais, os videjogos também contribuem para trazer tecnologias que depois beneficiam outros setores da sociedade.
De acordo com um estudo sobre inovação conduzido em 2017 no Reino Unido pela fundação Nesta, aqueles que jogam videojogos tendem a ter mais formação, não fazem parte da população precária e são mais propensos do que os não jogadores a participarem ativamente em atividades culturais.
A indústria dos videojogos é parte integrante da sociedade
A maior parte dos jogadores ativos faz parte de uma geração que já cresceu com este fenómeno, normalizando o ato de jogar e tornando-o mainstream.
Apesar de todas as perceções estereotipadas de que os videojogos podem ter efeitos prejudiciais nos indivíduos, a verdade é que os mais recentes estudos desafiam essa mesma perceção e iniciativas como o movimento #SABERJOGAR, da AEPDV, promovem uma prática saudável, segura e divertida no contexto dos videojogos.
A indústria dos videojogos é uma das maiores histórias de sucesso económico na Europa e cresce rapidamente entre as indústrias criativas. Combinando disciplinas técnicas e artísticas, gera talentos e estabelece novos padrões em inovação, arte e narrativa. Nesta indústria, a definição de entretenimento que conhecemos é redefinida e ultrapassada. Além de contribuir com a criação de novos modelos de negócio e impulsionar novas tecnologias, os videojogos enriquecem a vida cultural de milhões de europeus.
e Criatividade
Nenhum outro segmento do setor criativo combina de forma tão única disciplinas técnicas e artísticas como a indústria dos videojogos. O processo de criação de cada videojogo envolve a harmonização de muitos profissionais com diferentes ofícios, como game designers, programadores e designers de áudio, além de editores, gestores e especialistas de qualidade, para ficarmos apenas por alguns exemplos.