Visão Global da Indústria dos Videojogos

Motor de Inovação e Crescimento na Europa

Um setor fundamental

A ambição digital da União Europeia de impulsionar a inovação, o crescimento económico e o progresso passa por destacar o ecossistema dos videojogos como um setor de papel cada vez mais fundamental.

Videojogos: uma história de sucesso

A indústria dos videojogos representa uma das maiores histórias de sucesso económico na Europa, representando um dos segmentos de mais rápido crescimento entre as indústrias criativas. O ecossistema dos videojogos é gerador de talentos tecnológicos e criativos que, continuamente, estabelecem novos padrões de excelência em inovação, arte e narrativa. Nenhuma outra forma de expressão criativa combina tão unicamente disciplinas técnicas e artísticas de maneira a permitir que o público participe ativamente na sua história tal como acontece no contexto dos videojogos, em que as ações dos próprios jogadores são determinantes para as histórias que estão a ser contadas e vividas.

Muito mais do que entretenimento

O setor dos videojogos já é reconhecido há décadas por ultrapassar fronteiras e continua a redefinir o entretenimento, gerando novos modelos de negócio e fornecendo tecnologias com amplo potencial para se cruzar com outras. A indústria dos videojogos oferece experiências que enriquecem a vida cultural quotidiana de mais de metade de todos os europeus e inspira novas maneiras de entender e interagir com o mundo ao nosso redor.

Impacto Social
e Cultural

Os videojogos trazem benefícios sociais em áreas terapêuticas, educativas e culturais, além de lançar e impulsionar novas tecnologias que são também úteis a outros setores. Segundo um estudo de 2017 realizado no Reino Unido, jogadores tendem a ter mais formação e a participar mais em atividades culturais. Cada vez mais, estudos científicos recentes têm vindo a desafiar as perceções negativas sobre os videojogos.

Talento
e Criatividade

Nenhum outro segmento do setor criativo combina de forma tão única disciplinas técnicas e artísticas como a indústria dos videojogos. O processo de criação de cada videojogo envolve a harmonização de muitos profissionais com diferentes ofícios, como game designers, programadores e designers de áudio, além de editores, gestores e especialistas de qualidade, para ficarmos apenas por alguns exemplos.