Indústria dos Videojogos

Uma indústria de mais de 20 mil milhões de euros, só na Europa

A ambição digital da União Europeia de impulsionar a inovação, o crescimento económico e o progresso, significa que o ecossistema dos videojogos desempenhará um papel cada vez mais vital.

A indústria dos videojogos representa uma das maiores histórias de sucesso económico na Europa e estes surgem como um dos segmentos de mais rápido crescimento entre as indústrias criativas. O ecossistema dos videojogos é gerador de talentos tecnológicos e criativos que continuam a estabelecer novos padrões de excelência em inovação, arte e narrativa. Nenhuma outra forma de expressão criativa combina tão unicamente disciplinas técnicas e artísticas de maneira a permitir que o público participe ativamente na sua história como aquela que um jogador tem com os videojogos.

Este setor já é reconhecido há décadas por ultrapassar fronteiras continua a redefinir o entretenimento, gerando novos modelos de negócio e fornecendo tecnologias com amplo potencial para se cruzar com outras. A indústria dos videojogos oferece experiências que enriquecem a vida cultural quotidiana de mais de metade de todos os europeus e inspira novas maneiras de entender e interagir com o mundo ao nosso redor.

Impacto Social e Cultural

Metade da População na Europa Joga Videojogos

47%

Cerca de metade dos jogadores na UE são do género feminino

50%

50% da população da UE, com idades entre os 6-64 anos, joga videojogos, o que equivale a 250 milhões de jogadores

45-64 anos

A faixa etária em maior crescimento é dos 45-64, representando 31% dos jogadores da UE

9.5 horas

A média de tempo de jogo por semana é de 9.5 horas

47%

Cerca de metade dos jogadores na UE são do género feminino

50%

50% da população da UE, com idades entre os 6-64 anos, joga videojogos, o que equivale a 250 milhões de jogadores

45-64 anos

A faixa etária em maior crescimento é dos 45-64, representando 31% dos jogadores da UE

9.5 horas

A média de tempo de jogo por semana é de 9.5 horas

Os Videojogos são muito mais do que entretenimento

 

Os videojogos possibilitam importantes benefícios sociais em diversas áreas tais como as terapêuticas, educativas e culturais (ver Jogos na Sociedade), mas também contribuem para trazer tecnologias que depois beneficiam outros setores da sociedade.
De acordo com um estudo sobre inovação conduzido em 2017 no Reino Unido pela fundação Nesta, aqueles que jogam videojogos tendem a ter mais formação, não fazem parte da população precária e são mais propensos do que os não jogadores a participarem ativamente em atividades culturais.

A indústria dos videojogos é parte integrante da sociedade

 

A maior parte dos jogadores ativos faz parte de uma geração que já cresceu com este fenómeno, normalizando o ato de jogar e tornando-o mainstream, e apesar de todas as perceções estereotipadas de que os videojogos podem ter efeitos prejudiciais nos indivíduos, a verdade é que os mais recentes estudos desafiam essa mesma perceção (para mais informações consulte #SABERJOGAR).

Os videojogos são hoje parte integrante da sociedade

 

A maior parte dos jogadores ativos faz parte de uma geração que já cresceu com este fenómeno, normalizando o ato de jogar e tornando-o mainstream, e apesar de todas as perceções estereotipadas de que os videojogos podem ter efeitos prejudiciais nos indivíduos, a verdade é que os mais recentes estudos desafiam essa mesma perceção (para mais informações consulte #SABERJOGAR).

Talento e Criatividade

É o Talento Que Move Esta Indústria

Não existe outra forma de expressão criativa que combine tão unicamente as disciplinas técnicas e artísticas de modo a permitir à sua audiência uma participação tão ativa como a dos videojogos.
A tecnologia e a criatividade trabalham de mãos dados quando se trata de desenvolver um videojogo, fruto de um trabalho único e complexo, no qual convergem um elevado número de profissões:

Game
Designers

Designer principal, designer de níveis, game writer, designer de sistemas, designer técnico, designer de interface de utilizador, diretores criativos, escritores e argumentistas, entre outros.

Programadores
de software

Programadores de software, engenheiros, analistas de dados, entre outros.

Designers
Audio

Artistas, atores, produtores audiovisuais e especialistas de som.

Este processo criativo é acompanhado também por outros papéis em áreas não criativas, como editores, gestores de comunidades, contabilistas, diretores de marketing, especialistas de controlo de qualidade, entre muitos outros (ver também Educação e Novas Vocações Profissionais).

O talento e a criatividade levam inevitavelmente à inovação

 

A Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada e a Inteligência Artificial são todas tecnologias que ou começaram no setor dos videojogos ou cujos videojogos imprimiram uma perspetiva única. Graças ao seu uso no setor dos videojogos a RV está agora a tornar-se popular e a proporcionar uma miríade de novas possibilidades. Além disso, a realidade aumentada permite ainda interagir com os objetos que nos rodeiam de forma inovadora e a inteligência artificial possibilita uma otimização e sistematização do funcionamento da sociedade que beneficia as nossas vidas.

Prémios e Eventos

Vários Prémios Atribuídos aos Videojogos
e Eventos que Celebram o Talento e a Criatividade

Portugal
Playstation Talents

Portugal
IndieX

Gamescom

Women in Games Festival

Paris Game Week