Publicações

Dados AEPDV/Video Games Europe

Pesquise, leia e divirta-se!

Porque a informação é poder, queremos que esteja informado sobre todos os assuntos relevantes acerca dos videojogos, de modo a tirar o melhor partido dos mesmos. Nesta página poderá encontrar estudos produzidos pela AEPDV, com chancela AEPDV ou ainda estudos que sejam recomendados pela nossa associação.

Temos também disponíveis hiperligações para os nossos parceiros europeus, onde poderá encontrar os últimos estudos, dados e aspetos relevantes sobre a indústria dos videojogos.

Estudos em Português

Estudos em Português

Livro branco de acessibilidade para produtoras de videojogos

Com enorme satisfação, disponibilizamos no nosso website a edição portuguesa do Livro Branco de Acessibilidade para Produtoras de Videojogos, originalmente criado pela AEVI (Asociación Española de Videojuegos). Este documento estabelece diretrizes práticas para tornar os videojogos acessíveis a todos, independentemente das suas capacidades físicas, sensoriais ou cognitivas, e serve como referência para produtoras e interessados em inclusão no setor dos videojogos.

Games in Schools – Uso de Videojogos na Escola

Este manual, atualizado em 2023, destina-se a professores interessados em usar videojogos nas suas salas de aula. É um guia prático e contém informações teóricas e práticas, bem como referências a recursos úteis, como planos de aula, artigos, sites e livros.
O manual ajuda os professores a tomar decisões. Depois de o ler, os professores devem ser capazes de escolher e usar videojogos na sala de aula e recolher todos os seus benefícios.

O GUIA PARA OS ESPORTS

O Guia para os Esports é o resultado de um trabalho conjunto entre as associações de videojogos de todo o mundo e as grandes empresas do setor.

Este Guia apresenta uma visão abrangente e atual dos Esports para todas as partes interessadas, incluindo editoras, produtoras, organizadores de torneios, equipas, jogadores e fãs. O Guia também aborda o crescimento económico, demografia, criação de empregos, oportunidades educacionais e sociais, a economia atual e o seu potencial de crescimento, tanto a nível local como internacional. Além disso, também visa facilitar o diálogo entre os decisores e a indústria.

MANIFESTO VIDEO GAMES EUROPE 2024-2029

Durante o mandato de 2019-2024, a UE concentrou-se em reformular a política digital para preparar a Europa para a Era Digital, promovendo a inovação e o crescimento económico. Naquele período, a indústria dos videojogos europeia cresceu 16%. Para o mandato de 2024-2029, o nosso setor pede que os decisores políticos europeus reconheçam os videojogos como uma indústria com necessidades próprias, essenciais para impulsionar o crescimento sustentável e a transição digital no continente.

Atlas do Setor dos
Videojogos em Portugal:

O único estudo atualmente disponível sobre o setor da produção de videojogos nacional, com a autoria e coordenação de uma equipa de académicos de algumas das mais prestigiadas universidades portuguesas.

ESTUDOS EM INGLÊS

ESTUDOS EM INGLÊS

Video Games Europe Key Facts

Realizado por um dos nossos principais colaboradores europeus, neste estudo vai poder descobrir os dados mais importantes sobre a economia e demografia dos videojogos, bem como as novas tendências que têm marcado a Europa.

Power of Play

Pela primeira vez, um inquérito global produzido com o apoio de diversas associações ligadas ao universo dos videojogos, entre elas a Video Games Europe, analisou os comportamentos de quase 13 mil jogadores em 12 países dentro e fora da Europa.

Embora a diversão apareça como a principal razão para jogar, os resultados mostram que os videojogos também cumprem um importante papel, por exemplo, na superação de momentos difíceis. Além disso, são universalmente procurados para estimulação mental e alívio do stress.

In-game spending by children & parent supervision 2024: A GameTrack survey

Desde 2018, a Ipsos tem conduzido pesquisas sobre os gastos nos videojogos realizados por crianças e sobre a maneira como os pais e tutores supervisionam estes gastos. Esta é a quinta edição do estudo, realizado em 2018, 2019, 2020, 2023 e 2024, abrangendo cinco dos principais mercados de consumo europeus: França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido.

European Video Games Industry Insights report

A European Game Developer Federation (EGDF) produziu, com a ajuda da Video Games Europe, um relatório que combina dados nacionais importantes relativos ao crescimento dos estúdios que produzem videojogos em mais de 20 países europeus.