O que são as ferramentas de denúncia?
#SABERJOGAR
Juntos para se divertirem em segurança
Todas as plataformas estão equipadas com mecanismos de combate a comportamentos inadequados
O ambiente mais seguro do universo digital!
Durante a sessão de jogo, alguns videojogos permitem que os jogadores se conectem com outros jogadores. Os videojogos online são espaços onde as pessoas podem imaginar, explorar e, acima de tudo, divertir-se com outros jogadores. Para as crianças, essas interações podem ser tanto com amigos da escola como com outros jogadores que nem os pais nem os filhos conhecem.
Os pais têm sempre a opção de bloquear as interações online dos seus filhos enquanto jogam, acionando a função de bloquear outros jogadores. Também podem restringir recursos de comunicação na totalidade ou restringir determinadas opções em jogos selecionados. Se permitirem que os filhos interajam com outras pessoas, podem mantê-los seguros usando as ferramentas de controlo parental, que contribuem para proporcionar aos videojogos o ambiente online mais seguro do mundo!
Tirar partido das ferramentas
de controlo parental
As ferramentas de controlo parental são tão práticas que até permitem aos pais gerir as interações online dos seus filhos por meio de uma aplicação de smartphone. Recomendamos que os pais possam usar essas ferramentas não apenas para monitorizar a atividade de jogo dos filhos, mas também para iniciar conversas sobre o que os filhos têm ou não permissão para fazer e o que devem saber sobre as ferramentas e os recursos de denúncia que permitem bloquear jogadores ou denunciar comportamentos inadequados.
Sugerimos vividamente que os pais configurem os controlos parentais antes de permitir que os filhos tenham acesso ao dispositivo. O ideal será reservarem um tempo extra para configurar o dispositivo antes de entregá-lo aos filhos, bem como para configurar as contas dos pais e dos filhos, uma ação simples que requer apenas alguns cliques.
É importante ressaltar que as ferramentas de controlo parental foram projetadas para ajudar os pais, mas não para substituir o diálogo destes com os filhos.
Regras e diretrizes da comunidade
Cada videojogo tem regras e diretrizes da sua comunidade que os jogadores que participam do jogo online devem seguir. Não fazer isso pode resultar no bloqueio, no banimento ou no encerramento da conta do jogador. Para garantir a segurança do ambiente de jogo online, existem ferramentas de restrição de idade, de denúncia, software de filtragem, moderação e ferramentas de silenciamento, para além das regras da comunidade. Todos estes processos são determinados pelo Código de Conduta PEGI.
Bloqueio de jogadores perturbadores
Enquanto jogam, e sem interferir com a sessão de jogo, as crianças podem bloquear jogadores perturbadores para evitar que estes enviem mensagens ou conversem por voz com eles. Quando esses jogadores são bloqueados, as crianças já não poderão mais receber pedidos de amizade, mensagens ou convites para os jogos das pessoas que foram bloqueadas. Mesmo que os pais não costumem jogar com os filhos, devem certificar-se de que estes estejam cientes de que podem fazer isto. Qualquer pai pretende dar ao filho as ferramentas de que precisa para tomar as decisões certas. E se as crianças estão cientes de que os pais prestam atenção, será mais fácil e natural para eles compartilhar a sua experiência de jogo online.
Veja como bloquear jogadores ou silenciar jogadores perturbadores:
Denunciar conteúdos
Embora seja raro, se os pais ou os filhos encontrarem comportamentos impróprios, como palavrões, bullying, comportamentos inadequados, comportamentos ameaçadores ou outros jogadores que incentivem comportamentos violentos, é possível denunciá-los imediatamente usando as ferramentas de denúncia.
Veja como denunciar jogadores com comportamentos impróprios que infringem as regras da comunidade:
O que acontece quando são denunciados conteúdos impróprios?
Cada relatório é revisto por uma equipa de moderadores para determinar se o comportamento viola as regras da comunidade ou o código de conduta da plataforma online na qual o jogo está a ser reproduzido. Em caso afirmativo, o conteúdo é removido e a ação apropriada é tomada contra o jogador que efetuou a partilha.
É importante ressalvar que os jogadores suspensos não têm a possibilidade de saber quem apresentou a reclamação quando ela é registada. Tal anonimato protege a privacidade e, ao mesmo tempo, mantém pais e filhos seguros.
As crianças conhecem a tecnologia. Os pais não podem ficar para trás.
Embora estudos de mercado encomendados pela indústria dos videojogos já tivessem comprovado que muitos pais estão cientes dos controlos parentais e das configurações familiares, ainda não era certo que conhecessem as ferramentas de denúncia no jogo.
Para entender melhor a situação, um estudo foi feito com jogadores e pais. Foi descoberto que, entre os pais de crianças que já viveram situações nas quais se sentiram desconfortáveis ou inseguras nas plataformas de videojogos, 96% tomaram algum tipo de medida depois do ocorrido.
Entre os pais que utilizaram as ferramentas de denúncia das plataformas, 86% declararam que as ferramentas foram úteis. Contudo, nem todos os pais estão cientes das ferramentas de denúncia integradas nos sistemas. Por isso, esperamos que este conteúdo ajude pais e jogadores a usar as ferramentas de denúncia existentes, bem como fornecer aos pais informações sobre como podem ajudar a garantir um ambiente online seguro para que os seus filhos interajam com outras pessoas de forma segura e saudável enquanto jogam.