O Que é o PEGI?
#SABERJOGAR
Diversão saudável para todas as idades
+90% dos videojogos têm aprovação PEGI para menores de 18 anos
Ajudamos os pais a tomarem decisões informadas
O PEGI (Pan European Game Information) foi fundado em 2003 como um sistema autorregulado de classificação etária para os videojogos. O sistema é parte do comprometimento da indústria em proteger os menores e construir confiança com os consumidores, assegurando que informações fidedignas sobre os conteúdos dos videojogos sejam fornecidas de forma responsável. Todas as principais plataformas de videojogos usam o sistema de classificação PEGI como parte das suas ferramentas de controlo parental.
Atualmente, o PEGI é usado e reconhecido em toda a Europa – os produtos classificados pelo PEGI são vendidos em mais de 35 países – e tem o apoio institucional da Comissão Europeia. É considerado um modelo de harmonização europeia no campo da proteção de menores e de transparência ao consumidor. Desde 2003 o PEGI já classificou mais de 40 mil videojogos, tendo mais de 2,5 mil editoras de videojogos como signatárias, incluindo as principais editoras que atuam em Portugal.
Como saber se um videojogo é ou não adequado? Como analisar a classificação PEGI?
A classificação PEGI, presente nas capas dos jogos em disco e nas fichas de informações dos jogos digitais, identifica a adequação etária dos conteúdos dos videojogos, não o seu nível de dificuldade. A classificação assemelha-se a um selo em formato retangular que exibe a idade mínima para a qual o jogo em questão é recomendado.
As cores do selo variam de acordo com a idade exibida. Além da indicação da faixa etária adequada, a classificação PEGI também informa sobre os tipos de conteúdos que serão encontrados nos videojogos: oito selos diferentes em formato quadrado, chamados descritores de conteúdo, também estão presentes nas capas dos jogos em disco e nas fichas de informações dos jogos digitais.
Os descritores de conteúdo alertam para a presença de temas considerados sensíveis no enredo dos videojgos. No total, o sistema de classificação PEGI inclui 5 categorias etárias e 8 descritivos de conteúdo.
As 5 Categorias Etárias
Os 8 Descritores de Conteúdo
Por mais que a Classificação PEGI seja uma ajuda preciosa, tal não dispensa a orientação dos pais, de modo a que estes possam estabelecer regras em conjunto com os filhos menores para a utilização saudável dos videojogos.
Tem dúvidas quanto à classificação etária
de um determinado videojogo?
Aceda ao link abaixo,
digite o nome do jogo e encontre-o na base de dados do PEGI!
Código de Conduta PEGI
O PEGI foi concebido para assegurar a máxima robustez ao fazer recomendações aos consumidores europeus, especialmente aos pais, sobre a adequação do conteúdo dos videojogos. Cada editora que se junta ao PEGI necessita de assinar um Código de Conduta pelo qual se compromete a fornecer aos pais informação objetiva, inteligível e fidedigna sobre a adequação do conteúdo dos jogos que produzem. Ao assinar o Código, a editora também compromete-se em garantir a consistência ao publicitar o produto, abstendo-se de colocar no mercado produtos suscetíveis de infringir a decência humana.
Adaptação constante
a um mercado em evolução
A indústria dos videojogos está em constante evolução e o objetivo e missão do PEGI é acompanhar esta indústria neste percurso. O PEGI avalia continuamente o seu sistema de classificação e os critérios subjacentes ao mesmo, enquanto trabalha em novas soluções para atender às preocupações do público em geral e dos educadores em particular. Inovações como a realidade virtual, novas técnicas de monetização e características como a interação social são constantemente monitorizadas e avaliadas. Um grupo internacional de especialistas independentes auxilia o PEGI a manter o critério de classificação relevante e atualizado.
PEGI Online
Em 2007, o PEGI Online foi lançado como um projeto com fundos europeus que impõe novos padrões para os jogos online, incluindo, entre outras coisas, a obrigação de manter websites livres de conteúdos gerados pelos utilizadores que sejam ilegais ou ofensivos, providenciando mecanismos de denúncia acessíveis e mantendo uma proteção efetiva da privacidade.