Esports
Um setor em constante crescimento no universo dos videojogos
Torneios que Conectam Jogadores em Todo o Mundo
Os Esports são organizados em ligas, torneios e outros eventos semelhantes nos quais os jogadores competem individualmente ou em equipa, muitas vezes diante de uma audiência — seja online ou presencialmente. O setor dos Esports tem vindo a tornar-se uma parte significativa da indústria dos videojogos, gerando oportunidades económicas inovadoras a partir do licenciamento da Propriedade Intelectual dos videojogos.
Além de contribuir para o fortalecimento das comunidades de jogadores, os Esports podem representar, em si próprios, uma direção para carreiras profissionais gratificantes. Jogadores profissionais, criadores de conteúdo, comentadores, treinadores e outros especialistas estão a encontrar cada vez mais no crescimento do setor um caminho de carreira legítimo.
Dois mil milhões
de euros
É o valor global aproximado do setor dos Esports
92 milhões
É o número aproximado de espetadores europeus de competições de Esports
35%
É a representatividade feminina na audiência europeia dos Esports
Podem os Esports serem considerados desporto?
A indústria dos videojogos é altamente criativa. Ao contrário do desporto, cada videojogo usado nos Esports é uma criação única de uma produtora/editora que, por sua vez, detém os seus direitos de Propriedade Intelectual.
A Propriedade Intelectual no centro da questão
No centro do ecossistema dos Esports estão os videojogos, que são obras criativas e complexas. Na verdade, podem ser considerados como softwares que interagem com os jogadores, exibindo imagens, textos e sons. Estes e outros elementos podem ser protegidos por direitos de autor e outros direitos de Propriedade Intelectual. Sem essa proteção, as editoras e produtoras de videojogos não conseguiriam continuar a investir no desenvolvimento das suas obras.
Tecnologia sofisticada para conectar milhões de jogadores
Para que milhares, às vezes milhões, de jogadores se conectem ao mesmo tempo, as competições de videojogos exigem infraestruturas e redes de TI sofisticadas. Essas infraestruturas são fornecidas e mantidas pelas editoras de jogos. Em contrapartida, as competições dos desportos tradicionais seguem uma organização territorial
e geograficamente circunscrita.
Revisões regulares aos videojogos garantem o sucesso dos Esports
Ao contrário das disciplinas desportivas, baseadas na tradição e em regras fixas que raramente estão sujeitas a mudanças, os videojogos competitivos exigem constantes revisões, com a adição de novos conteúdos que os mantêm atualizados, seguros, jogáveis e divertidos. Além disso, a comunidade de jogadores recebe apoio constante.
Legislação específica para um setor único
Os videojogos competitivos existem num ecossistema diferente do desporto convencional. Por exemplo, os produtos das editoras/produtoras são regulamentados pelas leis de proteção ao consumidor e menores, leis de contratos do consumidor, leis de Propriedade Intelectual, de tributação, leis empresariais, entre outras, a nível europeu e nacional. As leis do desporto não podem e não devem ser aplicadas aos Esports. Tal abordagem seria prejudicial para os intervenientes dos Esports e outras partes interessadas, comprometendo a sua habilidade para competir nos mercados europeu e global.
Princípios de Conduta nos Esports
Como membros da comunidade global de videojogos e Esports, apresentamos, em seguida, os 4 princípios orientadores da conduta nos Esports, igualmente defendidos pelas nossas congéneres internacionais. Num esforço para promover os Esports como uma atividade divertida, justa e que possa ser apreciada por jogadores de todo o mundo, num ambiente aberto e inclusivo, apoiamos estes princípios e incentivamos todas as partes interessadas em Esports a fazer o mesmo.
Princípio 1:
SEGURANÇA E BEM-ESTAR
Todos os membros da comunidade de Esports merecem participar e divertir-se em espaços seguros e devem estar livres de ameaças e atos de violência e de linguagem ou comportamento que façam com que se sintam ameaçados ou assediados.
Princípio 2:
INTEGRIDADE E FAIR PLAY
Batotas, hacking ou envolvimento em comportamentos indignos ou desonestos prejudicam a experiência de outras pessoas, bem como beneficiam injustamente equipas e jogadores. Além disso, mancham a legitimidade dos Esports.
Princípio 3:
RESPEITO E DIVERSIDADE
Os Esports promovem um espírito de competição saudável.
Seja pessoalmente ou online, todos os membros da comunidade de Esports devem demonstrar respeito e cortesia com os outros, incluindo companheiros de equipa, oponentes, árbitros do jogo, organizadores e espectadores. Os Esports são verdadeiramente globais e reúnem jogadores de diferentes origens, culturas e perspetivas. Acreditamos que a ampla e diversificada base de jogadores de Esports contribui para o seu sucesso. Apoiamos um ambiente aberto, inclusivo e acolhedor para todos, independentemente da identidade de género, idade, habilidade, raça, etnia, religião ou orientação sexual.
Princípio 4:
EXPERIÊNCIA DE JOGO
POSITIVA E ENRIQUECEDORA
Os Esports podem ajudar a criar autoconfiança e espírito desportivo, além de melhorar a comunicação interpessoal e as habilidades de trabalho em equipa. As competições de Esports unem jogadores e fãs para a solução de problemas através de jogo estratégico, colaboração e pensamento crítico. Por consequência, a participação nos Esports também pode levar ao desenvolvimento de novas e duradouras amizades entre colegas de equipa, concorrentes e membros da comunidade mais ampla de Esports.
Veja o guia abaixo e aprenda muito mais sobre o universo dos EsportS
O GUIA PARA OS ESPORTS
O Guia para os Esports é o resultado de um trabalho conjunto entre as associações de videojogos de todo o mundo e as grandes empresas do setor.
Este Guia apresenta uma visão abrangente e atual dos Esports para todas as partes interessadas, incluindo editoras, produtoras, organizadores de torneios, equipas, jogadores e fãs. O Guia também aborda o crescimento económico, demografia, criação de empregos, oportunidades educacionais e sociais, a economia atual e o seu potencial de crescimento, tanto a nível local como internacional. Além disso, também visa facilitar o diálogo entre os decisores e a indústria.
Para mais informações sobre o universo dos Esports, consulte aqui a página da Video Games Europe sobre este setor tão vibrante e dinâmico da indústria dos videojogos