Reforçar a dimensão cultural e criativa do setor de videojogos na Europa é um dos principais objetivos do Plano de Trabalho da União Europeia para a Cultura ao longo do quadriénio 2023-2026. Em conformidade com esta meta, o Conselho Europeu aprovou, em Novembro deste ano, o primeiro cojunto de conclusões sobre o tema.
Com o intuito de otimizar o vasto potencial dos videojogos no contexto cultural, económico e social, o Conselho insta os Estados-Membros a:
– Apoiar a dimensão criativa e cultural dos videojogos, incluindo o uso de dados do património cultural no processo criativo e a proteção dos direitos de propriedade intelectual;
– Ajudar as empresas europeias de videojogos a crescer, inovar e ter acesso a financiamento;
– Atrair e reter talento entre os profissionais de videojogos no mercado de trabalho europeu;
– Promover o jogo responsável e garantir um ambiente online seguro para os videojogos.
No âmbito da promoção de hábitos seguros e saudáveis de videojogos, diversas campanhas e ações conduzidas pela AEPDV ao longo deste ano estão alinhadas com as conclusões específicas do Conselho Europeu nesta área. Segundo Tiago Sousa, Diretor da Associação, “através da nossa campanha #SABERJOGAR, temos vindo a sensibilizar pais, tutores e educadores para as ferramentas de controlo parental que o setor dos videojogos disponibiliza através das suas consolas, PC, smartphones e tablets, de modo a que cada utilizador, em especial os mais novos, possa ter uma experiência de jogo única, divertida e em total segurança; também é importante que os pais conheçam e utilizem a faixa etária recomendada pelo PEGI, de modo a que os mais pequenos, ao jogarem videojogos, encontrem sempre o conteúdo adequado às suas idades. Assim, com todas estas medidas family-friendly disponíveis, podemos afirmar que o setor dos videojogos é hoje um exemplo de excelência entre as indústrias culturais e criativas.”
A indústria de videojogos é um setor económico em expansão, como evidenciado pelo facto de que as receitas do setor de videojogos na UE foram 4,3 vezes superiores em 2020 do que as da música digital e 1,8 vezes superiores às do vídeo sob demanda.
Simultaneamente, o setor de videojogos oferece benefícios tangíveis, incluindo a criação de empregos, especialmente entre os jovens, contribuições para o PIB, criatividade, pesquisa e desenvolvimento, além de inovação. Representa também diversidade social e pluralidade, promovendo mudanças sociais positivas.
À luz da importância estratégica do setor, o Conselho Europeu emitiu ainda as seguintes diretrizes adicionais aos Estados-Membros:
– Promover a igualdade no setor de videojogos para garantir equilíbrio de género e salários iguais;
– Incentivar coproduções transfronteiriças de videojogos entre os Estados-membros;
– Apoiar a cooperação com outras indústrias culturais e setores da economia europeia;
– Impulsionar a competitividade das empresas europeias de videojogos, especialmente as PME.
Veja aqui o documento com todas as conclusões do Conselho Europeu para o setor de videojogos aprovadas no mês de Novembro.