Num ambiente digital em constante evolução, a segurança online tornou-se uma prioridade crítica. O Dia da Internet Mais Segura, assinalado este ano a 6 de fevereiro e com atividades a decorrer ao longo de todo o mês, chega à sua 21ª edição e destaca-se como um evento de promoção e conciencialização sobre a segurança na Internet num mundo cada vez mais interligado.
Coordenado pelo Centro Nacional de Cibersegurança, apoiado pelo Centro Internet Segura e divulgado anualmente pela AEPDV, o evento é o palco de discussões oportunas sobre a situação atual da segurança na Internet e as medidas necessárias para a proteção da vida no universo digital.
Este ano, adota-se o mote Juntos por uma Internet Melhor, com foco na importância da cooperação global para enfrentar os desafios que esta era digital apresenta. Para além das atividades a decorrer, principalmente, nos dias 6 e 7 de fevereiro, estarão disponíveis ao longo de todo o mês uma série de iniciativas, organizadas pelo Centro Internet Segura, em colaboração com diversos parceiros, que visam educar e sensibilizar crianças, jovens, pais, professores e seniores sobre as questões relacionadas com a segurança online.
Um dos temas centrais destas iniciativas de 2024 é a Inteligência Artificial (IA). Isto porque o avanço das tecnologias de IA, incluindo plataformas de geração de texto e imagens, trouxe consigo inúmeros benefícios, mas também desafios significativos. A propagação de deepfakes, fraudes e desinformação tornou-se uma preocupação global. Neste contexto, o Centro Internet Segura sublinha a necessidade de refletir sobre os riscos e benefícios da IA na nossa experiência online.
Entre os eventos planeados, o fórum Zoom na IA: Explorar Dimensões Invisíveis, que ocorreu ontem, dia 6, convidou especialistas e interessados em geral a discutir em profundidade as implicações da IA na segurança online e quais as estratégias para enfrentar esses desafios.
No Dia da Internet Mais Segura, é crucial reconhecer a urgência da segurança online no cenário atual e trabalhar coletivamente para moldar uma Internet mais segura e responsável para todos os utilizadores.
Considerando que os videojogos são uma parte integral da experiência online para muitos utilizadores, a AEPDV reforça este compromisso em informar os pais, educadores e jogadores sobre os mecanismos capazes de reforçar a segurança online através do seu programa #SABERJOGAR.
Para mais informações sobre as atividades planeadas e recursos disponíveis, visite internetsegura.pt.