No passado dia 8 de outubro, a Video Games Europe, em conjunto com a ESA – The Entertainment Software Association e associações do setor dos videojogos de vários países europeus (França, Alemanha, Itália, Polónia, Espanha, Suécia e o Reino Unido) e também da Austrália, Canadá, Coréia do Sul e Estados Unidos, lançou globalmente o relatório Power of Play 2025, uma iniciativa que revela os benefícios sociais e emocionais dos videojogos em todo o mundo. O estudo, que inquiriu 24.216 jogadores com 16 anos ou mais em 21 países, oferece uma visão abrangente sobre como a prática de videojogos pode contribuir para o bem-estar, a socialização e o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais.
Algumas das principais conclusões do relatório foram:
- As três principais razões para a prática de videojogos são: diversão (66% a nível global, 67% na Europa), aliviar o stress (58% a nível global, 55% na Europa) e manter a mente ativa (42% a nível global, 45% na Europa).
- 77% dos jogadores afirmam que os videojogos ajudam-nos a sentir menos stress (72% na Europa), 70% relatam redução da ansiedade e 64% consideram que os videojogos ajudam a diminuir a solidão (56% na Europa), ao permitir-lhes conectar-se com outras pessoas.
- Metade de todos os jogadores em todo o mundo afirma que jogar videojogos reforçou diretamente a sua formação profissional, através de competências técnicas ou comportamentais, e 43% referem que os jogos influenciaram o seu percurso profissional ou educativo.
- Aqueles que desfrutam dos videojogos concordam que estes ajudam a melhorar a criatividade (77%), a capacidade de resolução de problemas (76%) e desenvolvem competências de trabalho em equipa e colaboração (74%). A adaptabilidade (72%), o pensamento crítico (71%) e as competências de comunicação (67%) também se destacam. Na Europa, as três competências mais valorizadas pelos jogadores impulsionadas pela prática de videojogos são: criatividade (73%), resolução de problemas (72%) e adaptabilidade (70%).
O estudo também foi apresentado durante o evento The Power of Play, em Pesaro, Itália, no dia 10 de outubro, coincidindo intencionalmente com o Dia Internacional da Saúde Mental. O evento contou com a participação de pais, educadores e especialistas em videojogos, promovendo um diálogo aberto sobre como aproveitar os videojogos de forma positiva e saudável.
Tiago Sousa, Diretor Geral da AEPDV, sublinha:
Os videojogos são muito mais do que entretenimento. Através de experiências digitais conscientes, podemos potenciar o bem-estar mental, fomentar a inclusão social e desenvolver competências essenciais para a vida. Os dados verificados no estudo Power of Play 2025 são uma prova concreta de como os videojogos podem contribuir para uma sociedade mais conectada e saudável
No âmbito desta temática, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vai organizar, em novembro, o webinar “Social Health and Digital Play: A Conversation, Not a Conclusion”, com o objetivo de discutir como as interações digitais influenciam a saúde física, mental e social. A sessão pretende partilhar insights globais sobre o papel dos videojogos na promoção da conexão social, explorando as oportunidades e os desafios do universo digital na saúde e bem-estar. As inscrições para o webinar podem ser feitas aqui.
Aceda aqui ao relatório completo Power of Play 2025.
Explore aqui um resumo visual com os principais dados no âmbito europeu.