Os jogos educativos abraçam, cada vez mais, a cultura digital atual. “Jogar aprendendo” é a nova tendência didática recomendada pelos especialistas. Conhece dez benefícios do uso de videojogos em ambiente de sala de aula.
A ‘gamificação’ do ensino é uma metodologia pedagógica que insere os videojogos no plano de estudos das crianças e jovens. Esta prática torna as aulas especialmente interativas e divertidas, contribuindo para um ambiente educacional mais rico.
Aliás, envolver os alunos em jogos educativos permite que estes aprendam, até os conceitos mais complexos, por via de um sistema de recompensas que incita o espírito competitivo saudável.
Os benefícios são inúmeros e, maioritariamente, acabam por se evidenciarem nos resultados dos alunos em períodos de avaliação e na satisfação dos professores e encarregados de educação. Conhece dez destes benefícios e como os videojogos podem melhorar o programa educativo dos alunos:
1. Jogos educativos e motivadores
Os alunos sentem-se mais motivados a participar durante as aulas quando jogos didáticos são uma peça central no processo de aprendizagem. A presença e escuta ativa do aluno são, igualmente, efeitos positivos identificados.
2. Videojogos em equipa
O trabalho de equipa é uma norma de conduta frequente nos videojogos. Os jogos educativos proporcionam assim, um espaço de socialização e contínua cooperação, rumo a um objetivo comum: ganhar ou somar pontos.
3. Excelente aproveitamento quando jogam
Os jogos educativos são promotores da concentração, da tolerância ao insucesso e/ou à frustração – fatores que favorecem o desempenho académico. O impacto positivo de processar e viver estas emoções incentiva uma procura pelo aperfeiçoamento de estratégias de jogo e por mais conhecimento.
4. Superação de obstáculos a cada videojogo
Os videojogos são um mecanismo de superação pessoal. A cada obstáculo ultrapassado, a motivação de continuar e superar o ganho anterior aumenta. Desta forma, os jogos educativos propiciam uma competição saudável e, consequentemente, uma maior realização pessoal para o aluno.
5. Simplicidade na aprendizagem
Com dificuldade em assimilar conceitos mais complexos? Os jogos educativos facilitam a introdução e compreensão de temas difíceis de serem captados por meio de métodos tradicionais.
Os videojogos assistem, ainda, na consolidação de matérias previamente lecionadas. Uma outra vantagem adicional é o contacto direto com as novas tecnologias, o que simplifica a sua adoção.
6. Saúde mental dos alunos
Ninguém aprende obrigado. A partir dos jogos educativos, os alunos sentem-se menos pressionados durante o processo de aprendizagem. Aprender com videojogos melhora o bem-estar e motiva o aluno a querer sempre voltar para a experiência de aula. Alunos com dificuldades cognitivas são igualmente casos de sucesso no que toca a este tipo de abordagem.
A saúde mental passa também por #SABERJOGAR e ter a noção de quais são os videojogos apropriados para serem explorados em sala de aula.
7. Resolução de problemas nos jogos educativos
Os jogos didáticos mais desafiantes estimulam e exercitam o raciocínio lógico. Os alunos são constantemente convidados a desenvolver estratégias engenhosas para resolver os dilemas propostos pelos professores.
Como resultado, a tomada de decisões torna-se mais rápida e assertiva, assim como a respetiva avaliação dos resultados conquistados nos videojogos.
8. Videojogos aliados ao equilíbrio emocional
Jogar é divertido – não há dúvidas! Quando algo considerado aborrecido torna-se numa fonte de prazer, o tempo passa mais depressa e sentimos-nos mais completos. Esta felicidade emocional equilibra as habilidades sociais e emocionais dos estudantes e promove as suas relação interpessoais.
9. Espírito de iniciativa
Sair da nossa casca nem sempre é fácil. Para os alunos mais tímidos, os jogos educativos impulsionam a autoconfiança e o espírito de iniciativa para intervir e participar ativamente na aula.
10. Curiosidade desde os jogos educativos
Os videojogos são o primeiro passo para uma carreira promissora na área tecnológica. Estes suscitam a curiosidade e a descoberta por novos mundos, novas opções, novos futuros. Numa era onde a tecnologia é regra, já vários professores e mentores promovem o contacto dos jovens com elementos tecnológicos como as linguagens de programação.
Os videojogos e as novas tecnologias têm muito a contribuir para o desenvolvimento pessoal e formativo das crianças e jovens. Estes estimulam a aprendizagem, promovem comportamentos cívicos e incentivam a curiosidade dos alunos.
Recentemente, algumas escolas portuguesas começaram a adotar esta abordagem* ao ensino praticado, o que tem proporcionado grandes avanços na forma de transmitir a informação lecionada.
No primeiro semestre deste ano, em comemoração do Ano Europeu das Competências, a AEPDV lançou a tradução em português do Manual Jogos nas Escolas, um guia prático para professores interessados em utilizar videojogos em sala de aula. Sabe mais aqui e ‘game on’!
*Aceda aos links abaixo para ver como os educadores estão a usar videojogos como o Minecraft e o Roblox em sala de aula:
https://education.minecraft.net/pt-pt
https://create.roblox.com/docs/education/resources/roblox-educators#portugal