Nesta época festiva, a AEPDV e a Video Games Europe promovem a Campanha #SeizeTheControls, que pretende consciencializar pais e jogadores sobre a importância de proporcionar uma experiência de jogo segura e responsável para as crianças. O lançamento da campanha centrou-se na partilha de 5 dicas práticas para ajudar os pais a criar um ambiente de jogo positivo e informado implementando, desta forma, algumas estratégias para lidar com os jogadores mais jovens.
Mais recentemente, a Nintendo publicou no seu website oficial um artigo com 3 dicas complementares direcionadas aos pais, essenciais no controlo parental para a Nintendo Switch:
Monitorização do Tempo de Jogo: os pais podem estabelecer um limite de tempo de jogo diário para as crianças e receber notificações quando este é atingido. A consola pode, ainda, ser configurada para desligar automaticamente a sessão quando o tempo expira;
Seleção de Jogos: é possível restringir o acesso a jogos baseando-se na sua classificação etária (PEGI), permitindo que os pais escolham quais jogos são apropriados;
Gestão de Compras: a função permite aos pais evitar compras não autorizadas na Nintendo eShop, aplicando limites de gastos na Conta Nintendo das crianças.
É importante destacar que outras marcas de consolas e videojogos também têm ferramentas de controlo parental disponíveis e que estas devem ser devidamente exploradas e discutidas em família.
Por isso, no âmbito da Campanha de Natal #SeizeTheControls, recomenda-se a consulta destas dicas da Nintendo e outras, para garantir um ambiente de jogo mais controlado para as crianças utilizadoras da #NintendoSwitch.
Para mais detalhes, consulte o artigo completo.