Os videojogos são uma ferramenta indispensável nos dias de hoje, em que a realidade virtual se impõe como uma nova dimensão da atividade humana, principalmente para os mais jovens. Como tal, a adesão por parte das crianças e adolescentes verifica-se como uma oportunidade para o setor da educação de cativar os jovens para o ensino. Participe no Webinar promovido pela European Schoolnet e conheça todas as vantagens dos videojogos educativos em sala de aula.
As fronteiras entre a realidade física e a virtual estão cada vez mais ténues. Apenas com “um clique” tornou-se possível criar mundos virtuais para além do imaginável. Os jovens estão na linha da frente desta revolução tecnológica, tornando estas ferramentas componentes ideais para o seu processo de aprendizagem em sala de aula.
Atualmente, já alguns educadores optam por implementar este tipo de estratégias nas escolas portuguesas, promovendo um programa curricular mais dinâmico e atualizado com as tendências do mundo digital.
Levando isso em consideração, a AEPDV – representante portuguesa da indústria europeia dos videojogos (Video Games Europe) – lançou uma versão em português do Manual Jogos nas Escolas para ensinar professores e educadores a utilizar videojogos em ambiente de sala de aula.
Este lançamento será celebrado num Webinar com o tema “Regresso às Aulas”, promovido pela European Schoolnet, no próximo dia 21 de setembro das 16h00 às 17h00.
O evento contará com um painel de especialistas do ramo da educação que explorará as vantagens da utilização de videojogos em ambientes educacionais, a importância de falar de videojogos e os vários cenários pedagógicos de quando e como aplicar videojogos ao programa de ensino.
Com esta formação pretende-se igualmente evidenciar que os videojogos são uma ferramenta de apoio para uma educação mais inclusiva e auxiliam os alunos na aquisição de competências digitais essenciais – um dos objetivos principais do programa do Ano Europeu das Competências de 2023.
Aliás, os videojogos podem ter um papel muito maior na educação dos jovens. Estes podem abrir portas para um futuro nas STEM ou nos videojogos profissionais. As possibilidades para a educação são imensas e todos os profissionais de educação, educadores e encarregados de educação devem tê-las em consideração.
Assista abaixo o vídeo do Webinar na íntegra: