Em comemoração do Ano Europeu das Competências, a AEPDV lançou recentemente a versão portuguesa do Manual Jogos nas Escolas. A publicação tem por objetivo servir como um guia prático para professores interessados em utilizar videojogos nas suas salas de aula como ferramentas de apoio que estimulem o desenvolvimento de competências importantes nos alunos, como o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas.
A versão original em inglês, Handbook for Teachers, foi publicada pela ISFE, da qual a AEPDV é membro, em colaboração com a European Schoolnet (a rede de 34 Ministérios da Educação europeus). Lançado no contexto do projeto Games in Schools, o documento foi o resultado de um período de observação sobre como os videojogos comerciais já eram usados nas escolas e da investigação sobre novas oportunidades de utilização. Com a publicação, os professores passaram a ter acesso a um importante instrumento de formação que lhes permite combinar ferramentas de ensino digitais com outras mais tradicionais. Sobretudo, o Manual original em inglês foi lançado como uma compilação de todas as informações necessárias para se poder entender os benefícios educacionais dos videojogos comerciais e aprender a usá-los como ferramentas educacionais e motivacionais, o que passou a estar disponível também em português com a publicação do Manual Jogos nas Escolas pela AEPDV.
Além do Manual, os professores interessados também podem ter acesso a um Massive Online Open Course (MOOC) de seis semanas de duração que inclui os seguintes módulos:
- Módulo 1: Porquê usar jogos de computador na sala de aula?
- Módulo 2: Usar Jogos para Aprendizagem Temática
- Módulo 3: Jogos de Aprendizagem
- Módulo 4: O que podemos aprender com os jogos?
- Módulo 5: Projetar jogos
- Módulo 6: Qual a importância de ensinar sobre jogos?
O curso permanece gratuito e disponível para uso aqui.
Sobre o lançamento do Manual, o Diretor Geral da AEPDV, Tiago Sousa, declarou: “Os educadores e as instituições de ensino estão cada vez mais interessados no papel potencial dos videojogos para apoiar as experiências de aprendizagem dos jovens. Os videojogos incentivam o trabalho em equipa, o pensamento estratégico e reconectam os alunos que têm dificuldades na escola, especialmente quando as abordagens mais tradicionais não conseguem desbloquear todo o seu potencial. Também sabemos, a partir de pesquisas, que as raparigas que jogam videojogos são mais propensas a inscreverem-se em cursos STEM do que aquelas que não jogam. A AEPDV tem o prazer de, através deste importante Manual, apoiar tanto a qualificação dos professores em Portugal, como o processo de aprendizagem dos alunos, permitindo-lhes adquirir importantes competências de colaboração necessárias para os empregos do futuro.”
Hans Martens, da European Schoolnet, observou: “Estamos muito satisfeitos por ver o nosso Manual para Professores agora disponível em Portugal, promovendo uma maior compreensão na Europa dos benefícios pedagógicos dos jogos digitais entre os professores.”