À medida que a indústria dos videojogos continua a evoluir, torna-se evidente que existem inúmeros benefícios associados aos videojogos que ultrapassam a simples diversão. O relatório Power of Play Global Report 2023, produzido com o apoio de diversas associações ligadas ao universo dos videojogos, entre elas a Video Games Europe, resulta de um inquérito destinado a analisar os comportamentos e interesses de quase 13 000 jogadores, com idades a partir dos 16 anos, em 12 países: Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Polónia, Coreia do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.
À exceção da Itália, onde os resultados mostram que os videojogos são utilizados, principalmente, para passar o tempo, o estudo indica que a principal motivação para jogar, em todos os outros países, é a diversão. No entanto, os jogadores também reconhecem que jogar desempenha um papel fundamental na promoção da sua saúde mental e bem-estar.
Ainda segundo o estudo, os videojogos configuram uma plataforma que tem o potencial de promover a aproximação de pessoas, conectando amigos e família por todo o mundo – sendo um grande fator na socialização dos utilizadores. O inquérito demonstra, inclusive, que mais da metade de todos os jogadores globais conheceram um bom amigo ou parceiro através dos videojogos.
A investigação académica corrobora estes efeitos positivos. Estudos científicos apontam que os videojogos tornaram-se um local global de encontro para amigos, uma ferramenta em prol da saúde mental dos jogadores e um escape para a criatividade.
O relatório Power of Play Global Report 2023 inclui os resultados do inquérito aos jogadores, bem como descobertas dos mais recentes estudos académicos da indústria.
Consulte o relatório na íntegra aqui e conheça o verdadeiro poder dos videojogos.