Indústria dos Videojogos
Uma indústria de mais de 25 mil milhões de euros, só na Europa
Os objetivos de desenvolvimento digital da União Europeia destacam o papel central do ecossistema dos videojogos junto do crescimento económico, do progresso e do potencial inovador do continente.
A indústria dos videojogos, uma das maiores histórias de sucesso na Europa, dá espaço a formas de expressão criativa que combinam, de maneira única, disciplinas técnicas e artísticas, permitindo ao público uma participação ativa nas suas narrativas. Ao redefinir e ultrapassar o conceito de entretenimento, também gera novos modelos de negócio e tecnologias que beneficiam inúmeros outros setores. Além disso, os videojogos proporcionam diversos benefícios sociais quando empregados como suportes terapêuticos, educativos e culturais. Na base desta indústria convergem a criatividade e o talento de profissionais multidisciplinares, que criam obras com as capacidades de enriquecer a vida cultural dos europeus e de oferecer novas formas de interação com o mundo.
A indústria dos videojogos é uma das maiores histórias de sucesso económico na Europa e cresce rapidamente entre as indústrias criativas. Combinando disciplinas técnicas e artísticas, gera talentos e estabelece novos padrões em inovação, arte e narrativa. Nesta indústria, a definição de entretenimento que conhecemos é redefinida e ultrapassada. Além de contribuir com a criação de novos modelos de negócio e impulsionar novas tecnologias, os videojogos enriquecem a vida cultural de milhões de europeus.
e Cultural
Os videojogos trazem benefícios sociais em áreas terapêuticas, educativas e culturais, além de lançar e impulsionar novas tecnologias que são também úteis a outros setores. Segundo um estudo de 2017 realizado no Reino Unido, jogadores tendem a ter mais formação e a participar mais em atividades culturais. Cada vez mais, estudos científicos recentes têm vindo a desafiar as perceções negativas sobre os videojogos.
e Criatividade
Nenhum outro segmento do setor criativo combina de forma tão única disciplinas técnicas e artísticas como a indústria dos videojogos. O processo de criação de cada videojogo envolve a harmonização de muitos profissionais com diferentes ofícios, como game designers, programadores e designers de áudio, além de editores, gestores e especialistas de qualidade, para ficarmos apenas por alguns exemplos.
- Factos e informações relevantes sobre o universo dos videojogos
- Políticas de responsabilidade da indústria dos videojogos
- Sistema de classificação PEGI
- Opções de controlo e monitorização parental
- Contribuímos ativamente para que a experiência dos portugueses ao jogarem videojogos seja cada vez mais saudável, segura e divertida
as idades
IN-GAME EXPLICADAS