Glossário de um Gamer

Com o objetivo de facilitar o conhecimento e integração face ao contexto de videojogos, disponibilizamos um glossário de conceitos atualmente utilizados pelos jogadores, o qual estará em constante atualização.

Action RPG – Action RPG ou seja, jogos de role playing mais orientados para a ação. Diablo ou Path of Exile são bons exemplos desta categoria.

Battle Royale – arena de batalha com diversos jogadores onde apenas um jogador ou equipa saem vitoriosos.

Beat’em Up – como o nome indica são jogos de pancadaria, tipicamente associados a um frenético smash de botões e de combos mirabolantes. Lembram-se de Final Fight ou Golden Axe? Foram dois dos mais marcantes jogos deste género.

FPS – ou First Person Shooters, são os jogos que decorrem na primeira pessoa, ou seja, o jogador interage com o mundo do jogo com a visão do seu personagem (como se visse pelos seus olhos). Exemplos destes jogos são abundantes e muito virados para jogos de ação e guerra. A série Call of Duty ou Battlefield, por exemplo.

JRPG – diminutivo de Japanese RPG ou RPG Japoneses.

MMORPG – ou  Massive Multiplayer Online Role Playing Games, são RPGs cuja ação decorre em universos persistentes, ou seja, os mundos desses jogos podem apresentar até centenas de jogadores em simultâneo e não desaparecem quando o jogador termina a sua sessão. Guild Wars, RuneScape, Star Wars: Knights of The Old Republic ou World of Warcraft são alguns exemplos.

RPG – também chamados de Role Playing Games, servem para colocar o jogador na pele (ou no papel) de um personagem com características específicas e que com o desenrolar da ação e das suas escolhas permite evoluir essas mesmas características. São jogos que apresentam tipicamente mecânicas de quests (principal e secundárias) e que quando completadas disponibilizam ao jogador experiência que lhe permite evoluir o seu personagem. The Witcher 3 é um RPG (na terceira pessoa), assim como FallOut, Dungeon Siege ou Neverwinter Nights.

RTS – ou Real Time Strategy, corresponde a um tipo de jogos de estratégia que decorrem em tempo real. Alguns dos maiores exemplos de RTS são, por exemplo, Age of Empires ou StarCraft.

Third Person – jogos cuja visão do jogador é na terceira pessoa, ou seja, por detrás do seu personagem. Tomb Raider ou GTA são bons exemplos desta visão que muitas vezes surge também associada a jogos de condução, permitindo a visão da ação por detrás dos veículos.

Tower Defense – tipicamente são jogos que levam o jogador a ter de defender uma zona ou um edifício de hordas de inimigos que tentam ultrapassar as barreiras e defesas criadas pelo jogador. Exemplos como Defense Grid, Dungeon Defenders ou Stronghold são boas opções destes jogos.

Turn-Based – tratam-se de jogos por turnos, ou seja, cada jogador define as suas ações à vez (no seu turno) e quando termina, seja por tempo, seja por estar preparado, passa ao jogador seguinte. Existem muitos jogos de estratégia que adotam esta mecânica como, por exemplo, The Operational Art of War, Civilization VI ou Battlestar Galactica: Deadlock.

Bug – erro ou defeito no jogo.

Discord – plataforma social de chat por texto e voz que integra vários jogos.

DLC – conteúdo disponibilizado depois do lançamento do jogo que na maioria das vezes envolve pagamento para aceder.

D-Pad – ou Directional Pad, corresponde aos botões direcionais que a maior parte dos controladores de jogo têm.

FPS – chama-se à framerate ou frames por segundo,ao número de imagens por segundo que o jogo consegue disponibilizar na televisão/ecrã.

Host – chama-se ao Host ou Hospedeiro, ao computador ou servidor que serve de base para um jogo multiplayer. Será neste computador que grande parte do processamento do jogo será feito.

IP – significa Intellectual Property (Propriedade Intelectual) e indica todo e qualquer produto ou ideia nova de alguém, ou alguma entidade que esteja devidamente registada ou patenteada e assim protegida de possíveis cópias.

Lag – este termo é usado para indicar a demora na resposta no ecrã às ações que o jogador executa no comando. Está muitas vezes relacionado com más conexões à internet que provoca demora na entrega dos pacotes com as ordens do jogador ao servidor.

1h: One-handed – Arma de uma mão

2h: Two-handed – Arma de duas mãos

5SR: regra dos 5 segundos (a regeneração de mana proveniente de spirit só ocorria se não tivesse sido gasto mana em algum spell nos últimos 5 segundos).

Add: Um “mob” adicional que foi ativado de forma acidental.

AFAIK: As far as I know – Tanto quanto sei

AFK: Away from keyboard – Ausente

Aggro: Diminutivo de “Agression”. Refere-se a quem é que o mob está a atacar. Diz-se que o jogador alvo tem “aggro” ou que puxou “aggro”.

Alt:Uma personagem alternativa, ou seja, não a principal.

AoE: Area of effect – um spell que afeta uma determinada área ao invés de um único sítio.

AP: Attack power – Poder de ataque

ATM: At the moment – De momento

Ban: Quando alguém é ou está banido de um jogo

Bio: Short for “biological,” – Ir à casa de banho

Boost: Fazer com que alguém suba de nível de forma mais rápida (“dar boost”)

BRB: Be right there – Volto já

BTW: By the way – Já agora

BoE: Bind on Equip – Peça de equipamento que fica exclusiva do jogador quando equipada. Ie: não comercializável na AH (Auction House – Casa de Leilões).

BoP: Bind on Pick-up – Peça de equipamento que fica exclusiva do jogador quando obtida: não comercializável na AH (Auction House – Casa de Leilões).

Buff: Spell benéfico que permite ficar mais forte.

CC: Crowd control – Inutilização temporária de um ou mais personagens através de uma habilidade.

CBA: Can’t be arsed – Não me vou chatear com isso

DND: Do not disturb – Não incomodar

DPM: Damage per mana – Dano por mana

DPS: Damage per second – Dano por segundo

DIAF: Die in a fire – Morre longe

DKP: Dragon Kill points – Sistema utilizado por muitas guilds para a distribuição justa de loot (recompensas).

DoT: Damage over time – Dano ao longo do tempo

DR: Damage reduction – Redução de dano

F2P: Free to play – Gratuito para jogar 

FP: Flight point/flight path – Ponto de voo

FTL: For the loss –  Mau (também usado como Faster than Light)

FTW: For the win – Bom

GG: Good game – bom jogo

GJ: Good job – bom trabalho

IDC: I don’t care – Não me interessa

IDK: I don’t know – Não sei

IIRC: If I recall correctly – Se bem me lembro

Imba: Pouco balanceado. Desajustado. Demasiado poderoso.

IMHO: In my humble opinion – Na minha humilde opinião

IMO: In my opinion – Na minha opinião

IRL: In real life – Vida Real

Inc: Incoming – Atenção/A chegar

KS: “Kill Steal” – Quando se rouba uma morte a alguém da mesma equipa, roubando assim o lucro do efeito.

L2P: Learn to play – Aprende a jogar

LF: Looking for (“LF tank,” etc.) – À procura de

LF1M/LF2M/etc.:– À procura de mais 1, mais 2, etc.

LFG: Looking for group – À procura de grupo

LFM: Looking for more – À procura de mais (para um grupo)

LOM: Low on mana – Mana em níveis baixos

MT: Mistell – Enganei-me na mensagem. Não era para ti.

Mats: “materials” – Materiais para criar um item.

Nerf: Alteração ao jogo que torna determinada classe, spec, habilidade mais fraca.

Ofc: Of course – Claro

OMW: On my way – A caminho

OOM: Out of mana – Sem mana

OH: Off-hand – Mão secundária

OP: Overpowered – Demasiado forte

OT: Off-topic – Fora do tópico

PUG: Pick-up group – Grupo formado por elementos que tipicamente não pertencem à guild ou que não é formado por conhecidos.

PvE: Player vs. Environment – Jogador contra IA

PvP: Player vs. Player – Jogador contra Jogador

QQ: Normalmente utilizado para indicar que alguém se está a queixar ou a chorar (parecem dois olhos com lágrimas).

Res/Rez: Resurrect/Resurrection – Ressuscitar

RL: Real life – Vida Real

TBH: To be honest – Para ser sincero

TL;DR: Too long; didn’t read – Muito longo, não li

WC: Wrong channel – Canal de chat errado

WTB: Want to buy – Quero comprar

WTH: What the hell – Mas que raio?

WTS: Want to sell – Vende-se

WTT: Want to trade – Troca-se

4X – de vez em quando usamos o termo 4X quando descrevemos um jogo. Trata-se de uma nomenclatura criada para distinguir certos tipos de jogos (maioritariamente de estratégia) que usam mecânicas de “eXplore, eXpand, eXploit, and eXterminate“, ou em português “explorar, expandir, usar e exterminar“.

Add-On – tratam-se de conteúdos adicionais distribuídos pelas editoras para os jogos. Podem ser melhorias, novos mapas, expansões, modos de jogo, desafios, missões, etc.

Bracket árvore do torneio, normalmente onde são divulgados os  jogos que serão jogados e os adversários de cada equipa.

Bot personagem controlada pelo computador. Pode ser usado como insulto, que significa que o jogador joga tão mal como o computador. Pode também ser diminutivo de bottom lane ou linha de baixo. 

Camper – por exemplo, nos FPS, existem jogadores que teimam em ficar sossegados nos seus cantos a aguardar que outros jogadores mais incautos lhe passem no ângulo de visão, permitindo assim um clean shot. Apesar de ser uma estratégia como outra qualquer, é comum que esses jogadores sejam apelidados de campers (de estarem acampados).

Cheater pessoa que usa cheats/batota no jogo.

Checkpoint – determinados jogos têm um sistema de progresso contínuo e de tempos a tempos têm necessidade de gravar a prestação do jogador até então. Chamam-se checkpoints a esses momentos de gravação.

Critical Hit – em RPG e Shooters cada ataque bem sucedido tira energia ao inimigo atingido. Um Critical Hit corresponde a um ataque bem sucedido mas com poder extra, tirando assim mais energia (HP) que um Hit normal.

Clã – um clã é, regra geral, uma grupo de jogadores que formam equipa para os jogos multiplayer.

Classes de jogador – especialmente usado em RPGs e jogos táticos de guerra, as classes de um personagem correspondem às especializações desse mesmo personagem (que terão habilidades, armas, comportamentos, perks próprias). Por exemplo, podemos ter um Sniper num jogo de guerra ou um Druida num RPG.

Cutscene – muitos jogos investem em apresentar secções cinemáticas entre momentos de interesse. Essas cinemáticas costumam-se chamar de cutscenes.

Dialog Tree – os RPGs e jogos de aventura têm muitas vezes um complexo e profundo sistema de interação entre o jogador e os restantes personagens. Muitas vezes essas interações aparecem sob a forma de diálogos intrincados que, consoante as escolhas do jogador abrem ou fecham novas opções de diálogo. Isso é uma Dialog Tree.

DLC – no inglês Donwloadable Content, em português tem a tradução de Conteúdos para Download e na realidade são isso mesmo. Trata-se de diversos tipos de conteúdos disponibilizados digitalmente pelas editoras disponibilizam para os seus jogos.

Edutainment – termo associado a jogos cujo objectivo é o de educar e transmitir conhecimento real enquanto entretém o jogador.

Engine – quando se fala de jogos, nomeadamente os que têm um aspeto gráfico mais evoluído, costuma-se falar de motor gráfico do jogo. O motor gráfico de um jogo nada mais é que a tecnologia que se encontra por detrás do desenvolvimento da parte gráfica (parte visível no ecrã) dos jogos. Corresponde ao sistema que faz o processamento gráfico do jogo.

Farmer jogador que mata criaturas no jogo / mobs repetidamente para obter objetos ou objetivos valiosos.

Feeder quando um jogador morre várias vezes no jogo, dando vantagem à equipa adversária.

Flame/Flammer ato de dizer mal de alguém num jogo (cyberbullying). Quem o faz é flammer.

Fog of War – nos jogos de estratégia, é comum usar este termo para indicar a zona do mapa que não conseguimos ver. Por exemplo, se tivermos uma montanha pela frente, as nossas tropas não conseguirão jamais ver o que se encontra do outro lado.

Frag morte de um jogador em jogo.

Gameplay – corresponde à jogabilidade e as suas mecânicas no geral de determinado jogo.

Gank vários jogadores que se juntam para matar um adversário em inferioridade numérica.

Grind repetição de uma tarefa dentro do jogo com o objetivo de aumentar algo na personagem ou conseguir encontrar um objeto valioso.

HP – muitas vezes o estado dos personagens dum certo jogo baseia-se na sua saúde. Chama-se a isso de Health Points, ou Pontos de Saúde que podem evoluir no decurso do jogo.

HUD – ou Heads Up Display, corresponde a um interface visual auxiliar que alguns jogos apresentam e que têm como objetivo o de mostrar informação útil ao jogador, como barras de HP, barras de Mana, munições, etc.

IA – inteligência Artificial de um jogo, responsável pela gestão dos NPCs e das suas reações e rotinas.

Loot Box– trata-se da possibilidade de dentro de um jogo encontrarem-se (ou comprarem-se) itens cujo conteúdo não é sabido de antemão.

Mana – o mana é usado principalmente em jogos que envolvam mecânicas de RPG e fantasia e corresponde à matéria-prima a partir do qual é possível lançar feitiços e magias

Match Making – um sistema de match making corresponde ao sistema que os jogos usam para identificar jogadores de categorias semelhantes.

Noob – termo usado para referenciar um certo jogador como sendo novato (muitas vezes com conotação mais negativa)

NPC / MOB – (non playable character / mobile) personagens controlados pela IA dos jogos, ou seja, sobre os quais o jogador não tem controlo direto.

Open World – mapa aberto à exploração.

Party – quando falamos em RPGs é comum usar o termo Party. Este termo representa o conjunto de personagens (ou outros jogadores) que vão connosco numa determinada missão ou quest.

Perks – um Perk é uma mais-valia de certa ordem. Por exemplo, um personagem de Far Cry 5 que tenha o Perk de Human Fish consegue nadar mais rápido e permanecer debaixo de água mais tempo.

Power-Up – os power-ups são itens apanhados nos jogos e que proporcionam ao jogador mais-valias (temporárias) no decorrer da sessão.

Procedural Generation – corresponde à geração de algo de forma procedimental. Este termo serve para ilustrar algoritmos que criam universos, mundos, cenários, rotinas de IA, etc., de forma aleatória e nova, mas sempre com uma dose de diversidade

Quest – as quests são missões que abundam nos RPGs.

Quick Time Event – também chamado de QTE, indica diversos eventos que ocorrem no decorrer de um jogo e que exigem uma participação rápida do jogador, sob o risco de poder ter algum castigo.

Spawn – corresponde ao renascimento de um personagem (controlado ou NPC) no jogo. Nos jogos multiplayer, quando um jogador perde a vida, o spawn corresponde ao processo de voltar ao jogo.

XP – estes são os pontos de experiência que a maior parte dos RPGs necessita para evoluir os seus personagens. A forma mais tradicional de se ganhar XP surge com a conclusão de quests ou com o derrotar determinados inimigos o que faz com que o nosso personagem possa evoluir e assim ganhar novas valências e/ou poderes.

Closed e Open Beta – o fato de um jogo estar em Beta significa que já se encontra em fase terminal de desenvolvimento e que os seus produtores decidiram abrir a possibilidade aos jogadores de experimentarem antes do produto ser fechado para comercializar. Por outras palavras, trata-se de uma fase (fechada ou aberta) de testes antes do desenvolvimento ser dado como terminado e do jogo ser comercializado.

Crowdfunding – trata-se de um processo de pedir ajuda à comunidade para o desenvolvimento de um videojogo. Existem variadas plataformas online que proporcionam este tipo de processos e sem eles muitos jogos não conseguiriam chegar ao mercado (ou demorariam muito mais tempo).

Fase Alpha – esta fase é atingida quando todas as componente de um jogo já se encontram a funcionar e é uma altura interessante para lançar o jogo para testes com um grupo restrito de jogadores.

Fase Gold – a fase Gold de um jogo significa que já se terminou o seu ciclo de desenvolvimento e encontra-se em fase de produção (gravação em suporte físico, distribuição, etc.), para posterior entrega nos postos de venda. 

Indie – trata-se de um termo usado para descrever estúdios ou jogos feitos por estúdios independentes e sem apoio das grandes editoras, geralmente com um orçamento muito reduzido. Muitas vezes estes jogos só veem a luz do dia com o recurso a iniciativas de crowdfunding.

Jogo AAA – um jogo AAA é um jogo que teve um orçamento com muitos zeros, ou seja, um jogo cujo investimento no seu desenvolvimento foi extremamente elevado.

Microtransações – Correspondem a aquisições dentro dos jogos que tanto podem ir de meras melhorias estéticas a armas, equipamentos e outros itens que podem significar claras vantagens a quem as adquire.

Season Pass – quem adquire um Season Pass, geralmente terá acesso ao jogo e a todos os DLCs lançados para esse jogo.