Sobre a AEPDV

Associação de Empresas
Produtoras e Distribuidoras de Videojogos

A Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV) é a associação portuguesa exclusivamente dedicada à representação das empresas que produzem e distribuem videojogos para consolas, computadores, mobile e Internet.

Com um consumo médio estimado em mais de 20 mil milhões de Euros, os videojogos são o sector da indústria de conteúdos com maior crescimento na Europa. Com este crescimento, surgiu a necessidade de existência de um organismo em Portugal capaz de impulsionar a indústria dos videojogos nos seus diversos vetores, servindo em simultâneo como interface de sensibilização para todos os assuntos de interesse público relacionados com os videojogos.
Assim, no âmbito das suas competências, a AEPDV definiu quatro objetivos institucionais fundamentais.

Criar relações institucionais com a administração pública para a criação de programas e iniciativas para a promoção e desenvolvimento de uma indústria local de videojogos, capaz de gerar riqueza e emprego.

Defender os interesses de todos os agentes envolvidos na cadeia de valor dos videojogos, providenciando consultoria em questões legislativas.

Garantir um modelo sustentável para o setor, que defenda a propriedade intelectual e a equidade na forma de produzir, distribuir e comercializar videojogos, quer no mercado físico, quer no digital.

Gerar uma projeção positiva em torno da rica natureza cultural e inovadora do setor, promovendo o consumo pluralizado e atitude responsável nos consumidores e sensibilizando-os para temáticas como o Controlo Parental e o
 Sistema de Classificação PEGI (#SABERJOGAR).

Desenvolver relações institucionais com a administração pública para a criação de programas e iniciativas para a promoção e desenvolvimento de uma indústria local de videojogos, capaz de gerar riqueza e emprego.

Defender os interesses de todos os agentes envolvidos na cadeia de valor da área dos videojogos, providenciando consultoria em questões legislativas.

Garantir um modelo sustentável para o setor, que defenda a propriedade intelectual e a equidade na forma de produzir, distribuir e comercializar videojogos, quer no mercado físico, quer no digital.

Gerar uma projeção positiva em torno da rica natureza cultural e inovadora do setor, promovendo o seu consumo pluralizado e atitude responsável nos consumidores e sensibilizando-os para temáticas como o Controlo Parental e o Sistema de Classificação PEGI (#SABERJOGAR).

Descubra a Video Games Europe e todas as suas iniciativas, programas e estudos.

Desde 1998 que a Video Games Europe, da qual a AEPDV é membro, assegura que a voz de um ecossistema de videojogos responsável seja ouvida e compreendida, que o seu potencial criativo e económico seja apoiado e comemorado, e que os jogadores de todo o mundo continuem a desfrutar de ótimas experiências de jogo.
Os compromissos da Video Games Europe para com todos aqueles que estão envolvidos na cadeia de valor de videojogos, quer sejam produtoras ou consumidores finais são:

Servir o ecossistema de videojogos da Europa, representando os interesses das editoras e produtoras dos videojogos mais bem-sucedidos, criativos e inovadores da Europa – e do mundo – e garantir que a diversidade, a habilidade e o talento criativo possam continuar a crescer na Europa.

Continuar, com base no histórico comprovado da indústria de videojogos em relação à proteção de menores, na vanguarda e elevar a fasquia na autorregulação harmonizada e na jogabilidade responsável. O PEGI é um sistema de autorregulação pan-europeu de sucesso, implantado em 38 países europeus.

Aumentar a consciencialização e a compreensão dos videojogos e dos seus benefícios de valor agregado para a sociedade e para a estratégia digital da Europa.

Através do envolvimento ativo e diálogo com os legisladores, a Video Games Europe pretende ajudar a contribuir para o desenvolvimento de regulamentação de políticas inteligentes e de projetos inovadores que libertem todo o potencial dos videojogos para enriquecer a vida quotidiana de milhões de europeus.

Ser um fornecedor confiável de dados estratégicos sobre a economia e a demografia do ecossistema de videojogos em toda a Europa.

Em parceria com a rede de associações de videojogos nacionais em 18 territórios da Europa, a Video Games Europe promove a harmonização regulatória e representação eficaz do ecossistema de videojogos em toda a Europa. Ideias, iniciativas e práticas de excelência locais são compartilhadas e ampliadas entre os membros e as partes interessadas.

Notícias

Outubro 9, 2023

Videojogos como Ferramenta Educacional são Tema Central da 2.ª EduTalks Online

No próximo dia 17 de outubro, pelas 16h00 (horário de Portugal), será realizada a 2.ª EduTalks online, evento que visa realçar o potencial dos videojogos como uma ferramenta educacional, destacando […]
Setembro 27, 2023

Sistema de Classificação Etária PEGI Celebra o seu 20º Aniversário

Numa era em que o mundo dos videojogos evolui a olhos vistos, o PEGI tem vindo a orientar pais, educadores e jogadores para experiências de jogo mais seguras e controladas. […]
Setembro 13, 2023

Regresso às Aulas com a AEPDV: Jogos nas Escolas promovidos em Webinar

Os videojogos são uma ferramenta indispensável nos dias de hoje, em que a realidade virtual se impõe como uma nova dimensão da atividade humana, principalmente para os mais jovens. Como […]
Junho 19, 2023

O PEGI e o Centro de Internet Segura estão ambos a chegar aos 20 anos de existência!

Há duas décadas a sensibilizar sobre a literacia digital, a segurança online e os videojogos. Em colaboração com a Video Games Europe e o PEGI, a AEPDV tem o prazer […]
Maio 30, 2023

Manual Jogos nas Escolas, lançado em português pela AEPDV, ensina professores a usar videojogos na sala de aula

Em comemoração do Ano Europeu das Competências, a AEPDV lançou recentemente a versão portuguesa do Manual Jogos nas Escolas. A publicação tem por objetivo servir como um guia prático para […]
Setembro 8, 2022

Fatores chave do ano de 2021

A popularidade dos videojogos continua a aumentar, ao passo que as mulheres e a geração entre os 45-65 anos os responsáveis por este crescimento. A Video Games Europe e a […]

Associados