Toda a Gente Joga

#SABERJOGAR

50% dos
europeus

Joga videojogos

23.3
mil milhões

Valor em euros da indústria europeia

31
anos

Média europeia de idade dos jogadores

Sobre a AEPDV

 

A Associação das Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV) é a associação portuguesa exclusivamente dedicada à representação das empresas que produzem e distribuem videojogos para consolas, computadores, mobile e Internet. Temos como missão desenvolver relações institucionais com a administração pública, defender os interesses de todos os agentes envolvidos nesta cadeia de valor, garantir um modelo sustentável para o setor na defesa da propriedade intelectual e equidade nas relações comerciais, e informar pais, educadores e os meios de comunicação sobre as políticas de responsabilidade desta indústria.

Indústria dos Videojogos

 

Os videojogos oferecem experiências que enriquecem a cultura quotidiana de mais de 30% da população mundial e estão cada vez mais presentes na nossa sociedade, pois permitem aprender, educar, sentir e viver milhares de aventuras fantásticas. Para além disto, os videojogos, que inspiram novas maneiras de entender e interagir com o mundo ao nosso redor, integram um setor que continua a crescer ano após ano e já representa uma das maiores histórias de sucesso económico a nível mundial, faturando o dobro do cinema e da música juntos. Em Portugal, o sucesso desta indústria acompanha o crescimento que se tem verificado a nível mundial, e são cada vez mais as pessoas que, independentemente da sua idade, género ou estrato social, elegem os videojogos como a sua forma de entretenimento preferencial.

Jogos na Sociedade

 

O ato de jogar está profundamente enraizado na cultura humana e os primeiros vestígios desta prática remontam há milhares de anos. A Revolução das Tecnologias de Informação e do Conhecimento permitiram que a atividade lúdica se fundisse com a informática, dando origem aos videojogos. Hoje, o impacto dos mesmos sente-se não só no mercado mais tradicional, como também em muitas outras áreas de influência e interesse na nossa sociedade, como as áreas da cultura, das artes e da educação, e até em novas profissões e competições profissionais.

#SABERJOGAR

 

O principal objetivo desta secção é demonstrar as políticas de responsabilidade que a indústria dos videojogos leva a cabo, quer através do sistema de classificação PEGI e das opções de controlo parental presentes em todas as consolas disponíveis no mercado, quer através da secção “Sabias Que?” deste site, que é atualizada frequentemente, e que pretende esclarecer os mais variados temas ligados às boas práticas de quem joga videojogos e vive este universo de forma apaixonada, responsável e saudável.

Publicações

 

Porque a informação é poder, queremos que esteja informado sobre todos os assuntos relevantes acerca dos videojogos, de modo a tirar o melhor partido dos mesmos. Nesta página poderá encontrar estudos produzidos pela AEPDV, com chancela AEPDV ou ainda estudos que sejam recomendados pela nossa associação.

Sobre a AEPDV

 

A Associação das Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV) é a associação portuguesa exclusivamente dedicada à representação das empresas que produzem e distribuem videojogos para consolas, computadores, mobile e Internet. Temos como missão desenvolver relações institucionais com a administração pública, defender os interesses de todos os agentes envolvidos nesta cadeia de valor, garantir um modelo sustentável para o setor na defesa da propriedade intelectual e equidade nas relações comerciais, e informar pais, educadores e os meios de comunicação sobre as políticas de responsabilidade desta indústria.

Indústria dos Videojogos

 

Os videojogos oferecem experiências que enriquecem a cultura quotidiana de mais de 30% da população mundial e estão cada vez mais presentes na nossa sociedade, pois permitem aprender, educar, sentir e viver milhares de aventuras fantásticas. Para além disto, os videojogos, que inspiram novas maneiras de entender e interagir com o mundo ao nosso redor, integram um setor que continua a crescer ano após ano e já representa uma das maiores histórias de sucesso económico a nível mundial, faturando o dobro do cinema e da música juntos. Em Portugal, o sucesso desta indústria acompanha o crescimento que se tem verificado a nível mundial, e são cada vez mais as pessoas que, independentemente da sua idade, género ou estrato social, elegem os videojogos como a sua forma de entretenimento preferencial.

Jogos na Sociedade

 

O ato de jogar está profundamente enraizado na cultura humana e os primeiros vestígios desta prática remontam há milhares de anos. A Revolução das Tecnologias de Informação e do Conhecimento permitiram que a atividade lúdica se fundisse com a informática, dando origem aos videojogos. Hoje, o impacto dos mesmos sente-se não só no mercado mais tradicional, como também em muitas outras áreas de influência e interesse na nossa sociedade, como as áreas da cultura, das artes e da educação, e até em novas profissões e competições profissionais.

#SABERJOGAR

 

O principal objetivo desta secção é demonstrar as políticas de responsabilidade que a indústria dos videojogos leva a cabo, quer através do sistema de classificação PEGI e das opções de controlo parental presentes em todas as consolas disponíveis no mercado, quer através da secção “Sabias Que?” deste site, que é atualizada frequentemente, e que pretende esclarecer os mais variados temas ligados às boas práticas de quem joga videojogos e vive este universo de forma apaixonada, responsável e saudável.

Publicações

 

Porque a informação é poder, queremos que esteja informado sobre todos os assuntos relevantes acerca dos videojogos, de modo a tirar o melhor partido dos mesmos. Nesta página poderá encontrar estudos produzidos pela AEPDV, com chancela AEPDV ou ainda estudos que sejam recomendados pela nossa associação.

#SABERJOGAR

Muito mais que entretenimento

Jogos na Sociedade

Muito mais que diversão

47%

Cerca de metade dos jogadores na UE são do género feminino

50%

50% da população da UE, com idades entre os 6-64 anos, joga videojogos, o que equivale a 250 milhões de jogadores

45-64 anos

A faixa etária em maior crescimento é dos 45-64, representando 31% dos jogadores da UE

9.5 horas

A média de tempo de jogo por semana é de 9.5 horas

47%

Cerca de metade dos jogadores na UE são do género feminino

50%

50% da população da UE, com idades entre os 6-64 anos, joga videojogos, o que equivale a 250 milhões de jogadores

45-64 anos

A faixa etária em maior crescimento é dos 45-64, representando 31% dos jogadores da UE

9.5 horas

A média de tempo de jogo por semana é de 9.5 horas

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