Toda a Gente Joga
#SABERJOGAR
50% dos
europeus
Joga videojogos
23.3
mil milhões
Valor em euros da indústria europeia
31
anos
Média europeia de idade dos jogadores
Sobre a AEPDV
A Associação das Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV) é a associação portuguesa exclusivamente dedicada à representação das empresas que produzem e distribuem videojogos para consolas, computadores, mobile e Internet. Temos como missão desenvolver relações institucionais com a administração pública, defender os interesses de todos os agentes envolvidos nesta cadeia de valor, garantir um modelo sustentável para o setor na defesa da propriedade intelectual e equidade nas relações comerciais, e informar pais, educadores e os meios de comunicação sobre as políticas de responsabilidade desta indústria.
Indústria dos Videojogos
Os videojogos oferecem experiências que enriquecem a cultura quotidiana de mais de 30% da população mundial e estão cada vez mais presentes na nossa sociedade, pois permitem aprender, educar, sentir e viver milhares de aventuras fantásticas. Para além disto, os videojogos, que inspiram novas maneiras de entender e interagir com o mundo ao nosso redor, integram um setor que continua a crescer ano após ano e já representa uma das maiores histórias de sucesso económico a nível mundial, faturando o dobro do cinema e da música juntos. Em Portugal, o sucesso desta indústria acompanha o crescimento que se tem verificado a nível mundial, e são cada vez mais as pessoas que, independentemente da sua idade, género ou estrato social, elegem os videojogos como a sua forma de entretenimento preferencial.
Jogos na Sociedade
O ato de jogar está profundamente enraizado na cultura humana e os primeiros vestígios desta prática remontam há milhares de anos. A Revolução das Tecnologias de Informação e do Conhecimento permitiram que a atividade lúdica se fundisse com a informática, dando origem aos videojogos. Hoje, o impacto dos mesmos sente-se não só no mercado mais tradicional, como também em muitas outras áreas de influência e interesse na nossa sociedade, como as áreas da cultura, das artes e da educação, e até em novas profissões e competições profissionais.
#SABERJOGAR
O principal objetivo desta secção é demonstrar as políticas de responsabilidade que a indústria dos videojogos leva a cabo, quer através do sistema de classificação PEGI e das opções de controlo parental presentes em todas as consolas disponíveis no mercado, quer através da secção “Sabias Que?” deste site, que é atualizada frequentemente, e que pretende esclarecer os mais variados temas ligados às boas práticas de quem joga videojogos e vive este universo de forma apaixonada, responsável e saudável.
Publicações
Porque a informação é poder, queremos que esteja informado sobre todos os assuntos relevantes acerca dos videojogos, de modo a tirar o melhor partido dos mesmos. Nesta página poderá encontrar estudos produzidos pela AEPDV, com chancela AEPDV ou ainda estudos que sejam recomendados pela nossa associação.
Sobre a AEPDV
A Associação das Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV) é a associação portuguesa exclusivamente dedicada à representação das empresas que produzem e distribuem videojogos para consolas, computadores, mobile e Internet. Temos como missão desenvolver relações institucionais com a administração pública, defender os interesses de todos os agentes envolvidos nesta cadeia de valor, garantir um modelo sustentável para o setor na defesa da propriedade intelectual e equidade nas relações comerciais, e informar pais, educadores e os meios de comunicação sobre as políticas de responsabilidade desta indústria.
Indústria dos Videojogos
Os videojogos oferecem experiências que enriquecem a cultura quotidiana de mais de 30% da população mundial e estão cada vez mais presentes na nossa sociedade, pois permitem aprender, educar, sentir e viver milhares de aventuras fantásticas. Para além disto, os videojogos, que inspiram novas maneiras de entender e interagir com o mundo ao nosso redor, integram um setor que continua a crescer ano após ano e já representa uma das maiores histórias de sucesso económico a nível mundial, faturando o dobro do cinema e da música juntos. Em Portugal, o sucesso desta indústria acompanha o crescimento que se tem verificado a nível mundial, e são cada vez mais as pessoas que, independentemente da sua idade, género ou estrato social, elegem os videojogos como a sua forma de entretenimento preferencial.
Jogos na Sociedade
O ato de jogar está profundamente enraizado na cultura humana e os primeiros vestígios desta prática remontam há milhares de anos. A Revolução das Tecnologias de Informação e do Conhecimento permitiram que a atividade lúdica se fundisse com a informática, dando origem aos videojogos. Hoje, o impacto dos mesmos sente-se não só no mercado mais tradicional, como também em muitas outras áreas de influência e interesse na nossa sociedade, como as áreas da cultura, das artes e da educação, e até em novas profissões e competições profissionais.
#SABERJOGAR
O principal objetivo desta secção é demonstrar as políticas de responsabilidade que a indústria dos videojogos leva a cabo, quer através do sistema de classificação PEGI e das opções de controlo parental presentes em todas as consolas disponíveis no mercado, quer através da secção “Sabias Que?” deste site, que é atualizada frequentemente, e que pretende esclarecer os mais variados temas ligados às boas práticas de quem joga videojogos e vive este universo de forma apaixonada, responsável e saudável.
Publicações
Porque a informação é poder, queremos que esteja informado sobre todos os assuntos relevantes acerca dos videojogos, de modo a tirar o melhor partido dos mesmos. Nesta página poderá encontrar estudos produzidos pela AEPDV, com chancela AEPDV ou ainda estudos que sejam recomendados pela nossa associação.
Jogos na Sociedade
Muito mais que diversão
47%
Cerca de metade dos jogadores na UE são do género feminino
50%
50% da população da UE, com idades entre os 6-64 anos, joga videojogos, o que equivale a 250 milhões de jogadores
45-64 anos
A faixa etária em maior crescimento é dos 45-64, representando 31% dos jogadores da UE
9.5 horas
A média de tempo de jogo por semana é de 9.5 horas
47%
Cerca de metade dos jogadores na UE são do género feminino
50%
50% da população da UE, com idades entre os 6-64 anos, joga videojogos, o que equivale a 250 milhões de jogadores
45-64 anos
A faixa etária em maior crescimento é dos 45-64, representando 31% dos jogadores da UE
9.5 horas
A média de tempo de jogo por semana é de 9.5 horas